Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 5 de agosto de 2012

Apresentação da equipa principal de futebol do F. C. Porto


Está dado o lamiré, com o arranque da nova época na festiva apresentação da equipa principal de futebol do F. C. do Porto. 

Não deve haver Portista que não tenha tido sua atenção no que se passou na noite deste sábado, em pleno Estádio do Dragão. Quer os que estiveram fisicamente presentes, como todos os outros, mais até em sentimento comum, como todos sentiram por certo o pontapé de saída para a nova época. De cabeça aos pés a sentir na pele boas esperanças que seja mesmo rumo à conquista de mais um título, desta feita outro Tri-campeonato consecutivo. 


Em noite que meteu dança do Dragão, antecedendo o jogo do programa, enquanto o desafio jogado no relvado não tenha sido ao ritmo de baile, tendo acabado com um nulo no marcador pouco atraente, decorreu numa cadência interessante a festa de estreia dos novos equipamentos para a temporada 2012/13 – cuja figuração será a partir de agora a que nos enche os olhos (pese o desvirtuamento da tradição, como vem acontecendo desde a entrada da SAD e a ligação do clube com a marca de equipamentos que não sabe respeitar a história de longas décadas de anos…); pois esses equipamentos, como tal, serão os que vão representar o clube e importa que sejam, sobretudo, também paradigma de vitória… 


Na ideia do que isto deve traduzir, assinalamos o facto com um registo visual de momentos significativos da festa da apresentação: como foram o cerimonial do treinador a despertar o Dragão (na imagem cimeira, de espada em punho); a própria coreografia alusiva, seguinte, e, no final, a pose de conjunto da equipa.


Armando Pinto

4 comentários:

  1. Muita gente, entusiasmo nas bancadas, exibição que prometeu muito, mas cumpriu pouco. Nesta altura e com o mercado ainda em aberto, é muito complicado. Uns não estão, outros estão, mas pouco e enquanto não ficar tudo clarificado, saber quem fica e quem sai, não acredito que hajam grandes melhorias no nível exibicional.
    Aguardemos os jogos a sério, onde já não se mudar tudo, para então fazer juízos de valor mais concretos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.
    Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
    Iturbe por seu turno, perde espaço. Tem de ter mais tolinha e humildade. As
    redes sociais não são a solução, ou quere ser artista de cinema/protagonista ou futebolista. Decide-te. Ainda antes do jogo, aos invés de estar concentrado, o argentino partilhava no Twitter uma fotografia em que se via a camisola do equipamento alternativo do FC Porto, uma fotografia do seu armário no balneário do Estádio do Dragão que permitia ainda perceber que Iturbe será o número 7 esta época. Na casa do FC Porto isto é intolerável, não cumpriu o livro das regras e foi castigado...entrou a um minuto dos 90.
    VP este ano dispõe de um plantel que lhe permite ser tricampeão e ir bem longe na Champions.
    Basta serenidade, humildade, carácter, mística ... SER PORTO!

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Quero destacar a singela mas bonita homenagem ao saudoso Costa Soares.
    Não acredito em mais contratações e espero que haja saídas pois há duas questões a ter em conta:
    1) Quem não quer estar não deve ficar;
    2) O FC Porto precisa de fazer dinheiro e tem muitos jogadores que não ficarão no plantel e para os quais era bom que houvesse interessados. Depois terá de vender uma das "jóias" para fazer um encaixe que culmate as necessidades financeiras.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Foi o regresso ao Dragão, foi o jogo de apresentação da equipa aos sócios e adeptos portistas e foi mais um teste de pré-época. Eu gostei do jogo, ainda
    que já esperasse um pouco mais da equipa. É verdade que ficaram a faltar golos para animar a festa, mas sempre digo, prefiro que falte golos agora, do
    que nos jogos a sério. Mais uma vez jogaram duas equipas, o que é mais do que normal nesta fase e mais ainda num jogo de apresentação. E no final, foram
    apresentados os jogadores que constituem o plantel principal para a época 2012-2013, ainda que possa haver alterações, esperemos que não sejam muitas.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    wwww.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar