Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 12 de agosto de 2012

Recordando uma deslocação Portista doutros tempos… a propósito do arranque do F.C. Porto B, em Tondela.


Está dado o pontapé de saída da participação do F. C. Porto B no Campeonato Nacional da 2ª Liga. Estreando-se a representação Portista em Tondela, no distrito de Viseu, com um empate a dois golos. Dellatorre bisou e foi a figura da partida, mas os jovens Dragões, entre valores como Sebá, Sérgio Oliveira, Fábio Martins e outros a despontar ainda, acabaram por ser traídos por erros coletivos... especialmente da falta de experiência a nível competitivo entre adultos. Fica porém aberto o apetite para mais, na certeza que melhor produção há-de aguçar o engenho, para o futuro.

= Fase do Tondela - Porto B, nesta 1ª jornada da 2ª Liga 2012/13 =

A propósito desta deslocação oficial à zona Beirã, vem-nos à ideia uma remota visita particular, duma outra representação secundária do F. C. Porto também a Tondela, através da equipa de Reservas, que era ao tempo o mesmo escalão agora consagrado como Bê. 

Decorreu, na ocasião, um jogo amistoso entre a equipa reservista do F. C. Porto e o clube de Tondela, em cujo cerimonial protocolar de início participaram os capitães, cabendo ao defesa João Almeida honrar o clube das Antas na troca de galhardetes – conforme recorda a imagem cimeira deste artigo. E na equipa Portista estiveram englobados, nesse prélio de confraternização, alguns futebolistas que de quando em vez alinhavam também pela equipa principal do F. C. Porto, em meados dos anos sessentas, tais como o referido Almeida, mais Luís Pereira, Alberto, Cartaxo e Malagueta, por exemplo. Dos quais juntamos ainda imagens, com que ampliamos algumas ilustrações complementares a esta memorização.

= Luís Pereira (em baixo) e Alberto = 

Com efeito, corria o mês de Junho de 1968 quando uma equipa de Reservas do F. C. Porto viajou até Tondela. À terra de Rodrigues Teles, o primeiro historiador do clube, autor como foi da História do F. C. Porto (em três volumes, até à década de cinquenta), então vila e hoje cidade que se insere por direito na região de Dão-Lafões, envolvida pelas belas paisagens da Serra do Caramulo. Tendo o mesmo Rodrigues Teles, na época também colaborador do jornal O Porto, servido de cicerone à embaixada azul e branca.

= Cartaxo (à esquerda) e Almeida = 

Por esta via é possível, assim, recordar diversos nomes que quase se perdem já na penumbra da história, neste caso pela preservação memorial.

= Malagueta = 

Dessa deslocação, realizada em nome do F. C. Porto já lá vão tantos anos, dá conta uma reportagem, que nos proporcionou esta recordação, então publicada no jornal O Porto, em sua edição de 22 de Junho de 1968, da qual se recorta a coluna alusiva e expressivamente descritiva.


Armando Pinto 
}}} Clicar sobre as imagens, para ampliar {{{

3 comentários:

  1. Malagueta era uma figura muito popular entre os adeptos do FCPorto.

    Luís Pereira é meu "vizinho" (Ponte de Lima) e sou amigo de um dos seus irmãos.
    Boa gente.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Espetacular trabalho, a mostrar muito do que gosta e sabe. Está aqui um bocado de jornal que deve dizer muito a algumas pessoas. Tondela é terra de gente boa, apesar do grupo de futebol ter um presidente benfiquista. Obrigado por dar a conhecer o que nem sonhavamos haver.

    ResponderEliminar
  3. Continua a reescrever a historia deste grande clube! Parabéns.

    http://scoutfootstars.blogspot.pt/

    ResponderEliminar