Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vamos Recordar: - Antigas Instalações das Antas…!


E que tal aqui recordar-se, desta vez, as antigas instalações da cidadela desportiva das Antas, num remirar pelas memórias?!

Para o efeito juntamos umas imagens do panorama ambiental do mundo Portista pelos idos de finais dos anos setentas, do século XX. Dando-se uma vista de olhos por fotos que constavam na literatura desportiva, neste caso em 1978, já depois da construção da arquibancada, mas antes ainda da amplitude exterior dos diversos campos de treinos, por exemplo.


Assim, fazendo uma espécie de romagem por sítios ao ar livre e sobretudo pelo miolo do estádio e espaços envolventes, por tudo o que integrava a então chamada cidade desportiva das Antas, podemos rever o antigo pavilhão de ténis, onde mais tarde funcionou o bingo, mais o pavilhão gimnodesportivo de competições (depois chamado Américo Sá), a lavandaria, o museu, a piscina de 25 metros, os acessos aos camarotes e a rampa da arquibancada, ginásio, um consultório, gabinetes e salas de reunião. Entre a imensidão do que ali havia em dotações. «Das melhores da Europa»!


À época escrevia-se em publicações do género, como a das imagens em apreço, que «a grandeza de um clube não se mede só pelos títulos conquistados». (Curiosamente sendo a respetiva edição dedicada à conquista do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão de 1977/78.) Quão na verdade se mede também pelo património físico e humano. Que é o que aqui e agora procuramos recordar, porque a dimensão do F. C. Porto foi sendo sempre ampliada, ao longo dos tempos. 

Armando Pinto 
»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««

1 comentário:

  1. É disto que o povo gosta. Recordar é viver.
    Soube que tem passado mal e deve ser por isso que fez um post mais de fotos e menos frases, mas está muito bem. Melhoras rápidas é o que mais lhe desejo.

    ResponderEliminar