Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A… Américo: “Lembrança” em dia de aniversário !

 

Faz hoje anos de vida o grande guarda-redes do F C Porto Américo. O grande ídolo de infância do autor destas linhas, o guardião da equipa de futebol que enchia as balizas do F C Porto, atenuando efeitos desse tempo em que o futebol portista não conseguia impor supremacia prática. 

Na passagem de mais um seu aniversário natalício, evocamos sua figura inesquecível, recordando tempos em que, na convivência com amigos e colegas de escola e doutrina, perante nossos colegas angariamos diversos adeptos para a causa portista graças ao valor de Américo, sobretudo, tal os argumentos que através de sua aura conseguíamos esgrimir e impor diante de tudo e todos.

   

Como de vezes anteriores já lhe dedicamos vários artigos, desta vez oferecemos em sua honra, à partilha publicista, por este meio, algumas imagens e documentos, quer, duma ficha de apresentação aquando da conquista da Taça de Portugal de 1968, até tempos recentes, passando pela sua festa de despedida, mailo texto de oficial louvor público que na ocasião lhe foi dedicado pelo Diretor Geral dos Desportos desse tempo e incluindo visual com a Baliza de Prata de que é detentor, bem como, por fim, um texto de intróito a entrevista publicada há alguns anos. Cujo miolo, de tal conteúdo total, é expressivo e sintomático.

 


 

Parabéns Américo e muitos anos de vida! 

Armando Pinto 

===» Clicar sobre as imagens, para ampliar «=== 

Nota -  Recorde-se alguns dos anteriores posts, sobre Américo, neste e no inicial dos nossos blogues 
A. P.

1 comentário:

  1. Mais uma saudade aqui reavivada por Armando Pinto, um guarda-redes de grande valor, que bem podia ter sido um dos mais valiosos jogadores que estiveram em Inglaterra, não fora a preferência que então (como agora?) era dada aos atletas das equipas da capital.
    O Américo foi um guarda-redes muito seguro de mãos e insuperável entre os postes.

    Abraço.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar