Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vítor Baía: Bodas de Prata da união com a baliza do F C Porto


Ocorreu no passado dia 11 um quarto de século, entre dois séculos, desde a chegada de Vítor Baía à posição de guarda-redes da equipa principal de futebol do F C Porto. Tendo sido a 11 de Setembro, com o século XX já adiantado, que em 1988 Baía foi chamado pela primeira vez como sénior a defender a baliza do F C Porto.


O 11 de Setembro teve então essa feliz ocorrência, bem diferente da que anos depois, já no século XXI, veio a ser mais conotada com o dia, perante o atentado das torres gémeas nos Estados Unidos da América, em que ficou patente a maldade que pode haver por vezes, infelizmente.


Ora o 11 de Setembro que queremos recordar é de boa memória, tratando-se do dia da estreia de Baía na defesa da baliza do F C Porto. E, sendo Vítor Baía uma referência histórica, um nome de especial relevo no mundo azul e branco, naturalmente essa efeméride é tida como um enlace feliz, por quanto representou como guardião do F C Porto.


O dia da passagem desses 25 anos foi na quarta-feira, dia 11, deste final de verão quente. Mas porque o tema dominou, obviamente, as atenções dos espaços de afeição Portista, reservamos para depois da proximidade do dia festivo uma homenagem neste nosso espaço, como local de memória perene.


«Há 25 anos nascia um mito», como se lhe referiu o Porto Canal. Foi «a 11 de Setembro de 1988, quando Vítor Manuel Martins Baía iniciava a sua longa e vitoriosa carreira do melhor guarda-redes português. 25 anos de carreira coroados com 24 troféus nacionais, 5 internacionais e 4 em Espanha.» Sendo o segundo futebolista com mais jogos pelo F C Porto – conforme foi alvo de homenagem (junto com o recordista João Pinto, além de Aloísio recordado como 3º Portista com mais tempo de serviço em campo), aquando da apresentação da nossa equipa no Dragão, no início desta época.


Assim, pois, fazemos aqui um pequeno lembrete do facto, com a recordação dum tempo em que Baía ainda não alcançara os seus e nossos maiores triunfos com a camisola do F C Porto, antes portanto de ter ajudado o F C Porto a Vencer a Taça UEFA/Liga Europa, a Liga dos Campeões Europeus, mais a Taça Intercontinental/Mundial de Clubes e ter sido considerado o Melhor da Europa em 2004. 

Atente-se na curiosidade, sendo uma reportagem do ano do centenário do F C Porto, há vinte anos, portanto, logo quando ele defendia as balizas do F C Porto a nível superior há muito menos anos… em cotejo com o que foi vivenciado entretanto... até que, depois de abandonar o futebol e agora no período comemorativo dos 120 anos do F C Porto, Baía ainda é o futebolista português com mais títulos conquistados e detém o recorde de inviolabilidade em Portugal, como recordista de tempo de jogos sem sofrer golos, com a marca de 1.191 minutos, entre Setembro de 1991 e Janeiro de 1992…

Armando Pinto

»»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ««««

Sem comentários:

Enviar um comentário