Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

10.º Aniversário do Estádio do Dragão: 16 / 11 / 2003 - 2013.


Completa-se este sábado a redonda soma de dez anos desde que, em 2003, foi dia da inauguração festiva e oficial do estádio do Dragão. Começando já de véspera, nesta sexta-feira, as comemorações atuais, segundo tem noticiado o Porto Canal, com reconhecimento aos «sócios detentores de Lugar Anual desde 2003/04», os quais «vão ter 50 por cento de desconto no Tour Museu + Estádio, este fim-de-semana».

Em tal oportunidade, como mais um motivo para celebrar dez anos de grandes conquistas, conhecendo-se a fundo o palco de todas as emoções portistas como é o aniversariante estádio do Dragão e viajando desde 1893 até aos dias de hoje na peugada histórica do F C Porto pelo Museu F C Porto by BMG, acresce curiosidade de neste início de fim de semana passar a existir um novo site do clube, como local informático oficial através das tecnologias em constante renovação, também, para fazer face às atuais necessidades ditadas pela cada vez maior grandeza institucional do F C Porto.

Enquanto isso, agora, importa recordar a data aniversária em apreço, numa comemoração jubilar, qual conta de anos já assinalável.

                
Há datas e instantes que nunca mais esquecem, pelos momentos inesquecíveis associados a tais efemérides, permanecendo como acontecimentos bem datados em nosso íntimo. Huummm… Um primeiro beijo, um início de namoro, a entrada no primeiro emprego, o casamento, o nascimento dos filhos, a publicação de livros de autoria própria, o nascimento dos netos… Ah e o dia em que o F C Porto foi Campeão Europeu de futebol em Viena, depois a madrugada da conquista da Taça Intercontinental sobre a neve de Tóquio… e tudo o que se seguiu… As conquistas das taças europeias do Hóquei em Patins Portista, as vitórias da Aurora Cunha nos Mundiais de Estrada e da Fernanda Ribeiro nos Jogos Olímpicos, até à vitória na Taça UEFA com o Celtic, a obtenção da Liga dos Campeões diante do Mónaco… volvidos anos a Liga Europa com o Braga…  mais a noite da inauguração do estádio do Dragão, como tudo o que ficou ligado à inauguração do pavilhão Dragão Caixa e o dia da abertura ao público do Museu F C Porto… Entre outros fastos, dos quais podemos dizer: - Eu estive presente em espírito, de alma e coração! E, mais, na inauguração do Dragão, também fisicamente, em corpo enregelado e sangue quente!


Na verdade estivemos lá, naquele fim de dia 16 de Novembro de 2003, presenciando o que nossos olhos viram naquela gélida noite, batendo pés, abanando pernas e remexendo as mãos, sem poder estar muito quieto, tal o frio sentido pelo corpo, em contraste com o entusiasmo que ia na alma, ali numa das cadeiras do anfiteatro do nosso novo estádio, na inauguração do belo estádio do Dragão.


Faz agora dez anos. Chegado à zona do estádio pela soalheira tarde desse dia, pude deambular pelos locais circundantes, apesar do vento cortante que se fazia sentir, até esperar pela noite cintilante que se seguiu. Recordo a estranha sensação de ver (ter visto) o velhinho estádio das Antas às escuras, vazio, apenas circundado por automóveis estacionados por tudo quanto era sítio; enquanto o novo estava já todo iluminado e pejado de público, cheio por dentro e por fora, com lotação esgotada, ressaltando cenário dum lindo colorido dado pela multidão ocupante das bancadas, a par com grande fluxo de pessoas a ondular num mar de gente pelas cercanias. Tendo depois assistido a tudo o que se passou, nessa noite de encanto, ao som da Alegria do Circo de Soleil e da canção heróica dos Filhos do Dragão, perante o espetáculo de luz e magia que levou o recinto ao rubro, e tudo o mais que sentimos e vivemos, ali dentro do estádio do Dragão, novo e reluzente. Num apogeu que meteu o Hino do F C Porto cantado ao vento, numa coreografia impressionante, e por fim teve jogo de futebol inaugurativo, onde curiosamente se estreou o astro argentino Messi, do Barcelona de Espanha, ao qual o F C Porto se impôs, ficando para a história a vitória do F C Porto por 2-0, com golos de Derlei, o primeiro, e Hugo Almeida.


A estrela do Dragão começava então a brilhar na nova casa do F C Porto, anos antes de refulgir mais com o Museu que passou a existir no mesmo estádio, dez anos depois.

Perfaz agora dez anos, com efeito. Eis assim que neste dia 16 de Novembro se celebra o 10.º aniversário do nosso Estádio do Dragão. No âmbito desta comemoração recordamos a ocasião, essa data histórica e inesquecível, desta vez aqui com algumas imagens relacionadas, para somar às que em anos anteriores fomos já registando em nossos espaços informáticos de teor Portista.


~~»»» CLICAR sobre as digitalizações, para AMPLIAR «««~~

Extensivamente, recorde-se, entre o que em anos anteriores publicamos (clicando sobre o link) em


Armando Pinto

2 comentários:

  1. Exelente trabalho caro amigo Armando, mais uma página de glória aqui bem descrita no seu fantástico Blog, que eu admiro muito. Amanhã completam-se 10 anos de existência do nosso belo e moderno Estádio do Dragão, obra emblemática do nosso Presidente Pinto da Costa, que nos deixa a todos nós portistas bastante orgulhosos, por termos assim uma casa intitulada "Estádio dos sonhos", que alguns deles, já concretizamos. Uma obra mítica diga-se !! Abraço e parabéns pelo seu trabalho mais uma vez.

    ResponderEliminar
  2. E já lá vão 10 anos. Como o tempo corre...
    10 Anos de muitas vitórias, alegrias e momentos inesquecíveis.

    Abraço

    ResponderEliminar