Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Uma questão de passatempo...


A quem conhece e a quem quer ficar a conhecer mais pormenores do passado interligado à Vida do F C Porto - para desanuviar um pouco do mau momento do futebol do F C Porto e como distração, apenas - deixa-se aqui uma questão de passatempo:


- De certa forma faz parte da memória de locais que estiveram ligados à História do F C Porto... O que eram os Ameirais?

A. P.

4 comentários:

  1. O que posso dizer, para já, é que eram assim conhecidos uns sítios que os Portistas conheciam bem, os que andavam também ali pela zona, ou pelo menos ouviam falar os de mais longe, pelos inícios da década dos anos cinquenta.

    Se ninguém souber, entretanto, mais para o fim do dia dou a resposta.

    ResponderEliminar
  2. Ora então, como afinal ninguém soube responder à questão colocada, é meu dever deixar a informação respetiva, a bem da verdade e do conhecimento. Sinceramente pensava que houvesse quem tivesse conhecimento disso.
    Assim situemo-nos no tempo em que o Estádio das Antas havia sido construído ainda há pouco, com a área evolvente ainda deveras ruralizada, predominando alguns sítios florestais, por assim dizer. Não havia sido construído, ainda também, o primeiro campo de treinos das Antas, sendo os terrenos por ali bravios. Então Ameirais era o nome com que se conheciam esses terrenos que estavam junto ao estádio, onde os futebolistas e outros atletas, a mando dos treinadores naturalmente, faziam exercícios de corrida, tipo cross. Sendo por isso locais conhecidos e frequentados pelos adeptos, para apreciarem as corridas de seus ídolos, em momentos de preparação física.
    A propósito, atente-se numa descrição vinda a publico n’ “O Porto Magazine” de 11 de Agosto de 1953, descrevendo a dado passo: «Os treinos têm consistido em execução de ginástica, provas de "cross", através dos Ameirais - que são os pinhais que circundam o Estádio do F. C. P. - e corridas de obstáculos.»

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia por completo essa história dos Ameirais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me de muito miúdo (8 ou 9 anos, ou seja por volta de 1965 ) o meu pai me levar mais do que uma vez a passear aos Ameirais, passeio campestre nas traseiras do estádio das Antas que ele, adepto portista, apreciava especialmente. Nunca me esqueci do nome. Obrigado pela explicação.

    ResponderEliminar