Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Seninho: Protagonista duma transferência antiga sempre recordada.


Seninho – nome artístico-desportivo de Arsénio Rodrigues Jardim - é um antigo futebolista que faz parte da História do F C Porto e tem lugar especial nas recordações Portistas.

Ora, estando-se em tempo de transferências de meio da época, no chamado período do mercado de inverno, com toda a expetativa e carga sensível que essa faceta transmite ao mundo da bola, diante do panorama de entradas e saídas... relembramos uma das mais mediáticas mudanças acontecidas, há muito, como foi a ida de Seninho para os Estados Unidos da América.


Seninho fora um dos célebres componentes da formação azul e branca que em 1977/78 conquistou finalmente o título nacional que há muito fugia ao F C Porto, depois de na época anterior também ter participado em vitoriosa campanha na Taça de Portugal. Após ter festejado a grande alegria de ser Campeão Nacional, em 1978 rumou até terras americanas, para o Cosmos de Nova Iorque, por tentadora oferta que o levou a ganhar uma avultada remuneração, à época.


Dessa realidade, recordamos o que publicou a revista Selecções Desportivas em sua edição de Dezembro de 1978.


Armando Pinto

»»» CLICAR sobre as digitalizações, para ampliar «««

4 comentários:

  1. Seninho saiu muito cedo, mas o nosso país nunca pode competir com o poder económico estrangeiro. Há dias saiu pela 2ª vez o Lucho, embora já em fase gasta da carreira. Porém desta forma como os lagartos andam a chorar o povo distrai-se e não liga tanto. Esquecem-se que antes se esqueceram eles de entrar a tempo.

    Futebol: Taça da Liga - Benfica e Sporting penalizados por atraso no início dos jogos Publicado em 2010-01-06 / 05 Jan (Lusa) - O Benfica e o Sporting foram hoje punidos pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes por reincidência em atraso no início dos respectivos jogos da 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga. O clube "encarnado" sofreu a multa pecuniária mais pesada (850 euros) por pelo atraso verificado no início da partida com o Nacional, no Estádio da Luz, ao passo que o Sporting foi punido com 600 euros na recepção ao Sporting de Braga. No entanto, o clube de Alvalade foi também penalizado com mais 400 euros de multa por mau comportamento do público e uma repreensão por escrito, castigo esse extensível ao seu adversário, o Sporting de Braga.

    ResponderEliminar
  2. Ainda esta semana estive a ver o resumo do jogo em Manchester onde o Seninho marcou os dois golos

    ResponderEliminar
  3. Olá sr Armando, sempre com deliciosas histórias sobre o nosso FCP e seus personagens, famosos ou não, que ajudaram a elevar o clube ao patamar mundial que hoje ocupa.

    Já escrevi aqui que seu blog é um verdadeiro hino ao portismo, e por isso sou leitor assíduo das suas histórias, que ajudam a mim a todos a perceber melhor porque o FCP hoje é o que é.

    Mas para além do enorme prazer com que visito sempre o seu blog, venho aqui convidar a si a aos leitores para conhecerem uma história realmente incrível, espetacular, comovente, ou qualquer adjetivo desta qualidade, sobre o desporto-rei passada há mais de 70 anos, e que nos faz lembrar o porque de gostarmos tanto do futebol.

    O link é este abaixo

    http://pelethebest.blogspot.pt/2014/01/o-rei-sylvester-stallone-e-fuga-para.html

    Vale a pena conhecer essa história única... na história do futebol.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Viva. Agradeço suas palavras, que muito apreciei.
    Já conhecia a história, pelo cinema, e na verdade é única e muito emotiva.
    Entretanto, peço se me envia o seu endereço, para o meu e-mail

    apintolongra@gmail.com

    pois quero enviar-lhe algumas digitalizações que acho interessantes, sobre Pelé, que tenho de algumas revistas relativamente antigas.

    Abraço. ,

    ResponderEliminar