Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Uma (antiga) Brigada de voluntariado Portista…


Diz-se, com razão, que o desporto é uma escola de vida. Máxima que no F C Porto se torna extensivamente perfeita, tantos os exemplos de virtudes, ao longo dos tempos.

Quando a evolução evidencia diferenças notórias, no sentido da constatação de que se mudam os tempos e transformam-se as vontades, reparamos num exemplar caso de voluntariado dentro do ambiente do F C Porto de outras eras, tal o facto que merece apontamento, desta vez.  Reportando aos inícios da década de cinquenta, do passado século XX, enquanto tudo era bem diferente, até na dimensão clubista e, sobretudo, no apego associativista. Com especial fidelidade à causa, honrando o clube, pois que o F C Porto a todos contempla.


Assim sendo, proporcionemos agora uma visão duma era em que o F C Porto tinha apenas cerca de vinte mil sócios, mas bons, recordando-se a existência duma antiga Brigada de Fiscalização, composta por 22 sócios desse tempo, para servir os interesses do F C Porto.

De tal realidade, de outros tempos, descreve bem uma reportagem que ficou impressa no nº 4 d’ O Porto Magazine, em 23 de Junho de 1953:




Armando Pinto


------»» CLICAR sobre as digitalizações, para AMPLIAR ««------

1 comentário:

  1. O Portismo puro manifesta-se nestes exemplos e em tudo. Transportando ao presente, também em não andar sempre no mal dizer da equipa e do treinador...
    Pois esta noite de quarta-feira vencemos o Estoril, para a Taça de Portugal. Com dificuldades? Mas o mais importante era e é vencer. Num momento delicado como o atual, melhor ainda, pois pode-se ultrapassar a fase menos boa sem mais maus resultados.
    Quanto ao jogo, no momento: Vitória do F C Porto. E... no final: Dá gosto ver a cara dos comentadores televisivos adeptos dos mouros, de olhar franzido, semblante frustrado, aspeto geral de desânimo e azia... enquanto tentam fazer jogo baixo com desculpas do F C Porto não estar a jogar com a superioridade de outras épocas... Ora, ora... Falam da vitória conseguida quase no fim, o que já lhes mete ódio... mas... Não dizem que o golo do Estoril foi marcado após falta do avançado sobre o defesa Portista... e não falam que, embora com felicidade, mas que foi procurada, a substituição / entrada do Ghilas foi importante e decisiva.
    Contra tudo e muitos... o F C Porto segue em frente! E dá gozo ver os adversários de cara à banda!

    ResponderEliminar