Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 14 de junho de 2014

Recordando a 1ª presença portuguesa e de representantes do F C Porto num Mundial de futebol… a propósito dum jogo e duma injustiça posterior... em 1966 !!!


Estando-se com a atualidade vincada em mais uma participação no Mundial de futebol, da seleção que vai representar Portugal, através da equipa atual da Federação Portuguesa de futebol, vem a propósito recordar-se a primeira prestação verde-rubra nessa prova de seleções representativas dos países finalistas, acontecida no Campeonato Mundial de 1966, em Inglaterra.


O tema dava pano para mangas, mas não valerá muito gastar agora mais cera com essa participação finada numa classificação que soube a pouco, para o que se passou. Apesar do 3º lugar obtido então, na estreia, pois tal posição poderia ter sido melhor se não tivesse havido tiros dados nos pés pelos responsáveis da seleção nacional, como se sabe pelo jogo da meia-final, em que dois golos totalmente consentidos impediram a presença portuguesa na final…




Porque melhor que muita matéria explicativa será a demonstrativa, colocamos aqui diverso material reportado a essa ocorrência. Começando por apresentação dos três representantes do F C Porto, conforme o jornal O Porto registou na ocasião; passando por referência laudatória à prestação de Festa, o único que chegou a ser utilizado na fase final da prova, pelos senhores feudais do sistema BSB, então vigente como se sabe; mais documentação escrita respeitante ao maior injustiçado, Américo… que não defendeu a baliza por ser do F C Porto. Numa cobardia do selecionador Luz Afonso e do treinador Otto Glória, cuja asneira mais tarde foi mesmo reconhecida pelo selecionador, um Manuel que era dirigente do Benfica.


((( CLICAR SOBRE AS IMAGENS, PARA AMPLIAR )))

(Isto não mais esquece. Como, volvidos muitos anos, não esqueceu ainda o que foi feito pelo "tal b...." Scolari ao Vitor Baía em 2004 e este ano pelo "Bento zbordin" ao Ricardo Quaresma...)

Como corolário de toda essa situação de 1966, no caso, da qual se faz memória por esta via, juntamos imagens do último jogo de preparação para esse Mundial, dias antes da entrada em prova. Tratando-se do jogo Portugal, 1 - Roménia, 0; disputado a 03/07/1966.


Repare-se como na locução do filme em vez de ser feita referência ao facto do Américo, apesar da sua grande forma, bem demonstrada no último jogo disputado antes do Mundial, não ter sido posto a jogar na guarda da baliza portuguesa, é referido ter mais tarde sido "destronado", no dizer do locutor do filme da RTP, pelo sucessor Damas anos depois, sem explicarem que Américo em 1968/69 teve de deixar a seleção e até de jogar, abandonando a carreira, mas por lesão...


Ora, deite-se porém antes os olhos ao filme. Veja-se o Américo... em jogo de prova antecedente ao Mundial de 1966... E como foi uma injustiça não lhe ter sido permitido continuar na guarda da baliza portuguesa, sendo ele o melhor! Repare-se como defendia...!

(CLICAR sobre a seta central, para aceder ao filme)




Armando Pinto

2 comentários:

  1. Américo era, nessa altura, o melhor guarda-redes português. Nenhum rival o suplantava. Manuel Luz Afonso, tal como Oto Glória e, depois, Scolari optaram todos por hostilizar o FC do Porto em favor de uma popularidade fácil que em nada beneficiou os resultados por eles alcançados. Luz Afonso, poderia pelo menos ter estado na final e o finório Scolari perdeu o título europeu por ser "burro como uma porta" ao copiar as atitudes dos antecessores com os resultados que deram.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Curioso que em todas essas histórias o clube dos jogadores em causa é sempre o F.C. Porto.
    Todos os treinadores, inclusive o Paulo Bento, só perdem em tomar atitudes dessas. Em 1966 Portugal, pelo menos à final tinha chegado, se o guarda-redes tivesse sido o Américo. Em 2004 a birrinha do Scolari custou-nos o título europeu, um título que o treinador brasileiro tinha mais do que obrigação de ganhar. Agora em 2014 é o P.Bento a deixar o Quaresma de fora para levar outros que não fizeram nada de relevante nesta temporada nos seus clubes.

    ResponderEliminar