Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mais umas cenas de (outro) filme…


A ideia do ponto de partida para este artigo nem saiu totalmente da cabeça aqui do autor do texto (e gestor deste blogue), mas sim por extensão de certo post dum amigo de nossa página pessoal do facebook. Calhando a propósito, para estas memorizações atinentes a puxar por um Portismo firme e esclarecido, entre quem goste de conhecimento e documentação sobre história do F C Porto e consequentemente memória portista.


Ora, todos sabem o que se passou agora, nas últimas horas, com o caso Quaresma. Inicialmente, quando esteve como suplente e entrou a pouco tempo do fim, em Lille, com  os repórteres da comunicação social a rodeá-lo com questões tão falsamente enredadas que logo Ricardo Quaresma sugeriu que deixassem de fazer filmes… Depois os adversários não desistiram de seus intentos e, por não ter sido convocado por Lopetegui para o segundo jogo da Liga, inventaram que até já estaria de saída.... A tal ponto que Quaresma se sentiu na obrigação de dizer qualquer coisa, tendo então colocado na net uma mensagem,  adiantando: «Amigos, o Porto é o meu clube, esta é a minha casa, podem parar com a especulação. Juntos somos uma grande equipa, sei que vão dar tudo por tudo para ganhar ao Paços de Ferreira. Somos Porto.»


Entretanto, Portistas houve que se deixaram ir na onda vermelha e verde de tais dislates. Então, para tentar contrabalançar, escreveu alguém que sabe, um bom Portista e atento desportista - e eu acredito: ´´Danilo e Quaresma ficaram de fora porque vão ser titulares na terça-feira. Aos mais desatentos, não entrem nessa onda de fazer filmes com Quaresma. A isto se chama gerir o plantel...`` Acrescentando nós, ainda: Porque será que quando Cardozo do SLB empurrou o Jesus os jornais trataram logo de branquear a situação... E com o F C Porto um simples amuo, seguido dum afastamento temporário, dá para encher papel às resmas e tempos de antena, que nem quaisquer políticos na berra conseguem assim?

Porém estranha-se que de dentro do clube não tenha aparecido nada nem ninguém a defender a imagem de Quaresma, mesmo para salvaguarda às opções do treinador Lopetegui, deixando antes rolar o marfim…

Ora, lembramo-nos ainda agora de um outro caso, estranhamente tratado de muito diferente maneira, a nível (des)informativo:


Vítor Baía, o melhor guarda-redes português das últimas três ou quatro décadas de anos, pelo menos, até um dos melhores portugueses de todos os tempos e o futebolista com mais títulos conquistados em todo o mundo - tendo de permeio sido reconhecido oficialmente, como por exemplo em 2004 com o Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04" de Melhor Guarda-Redes da Europa e  Prémio FIFA "Best Goalkeeper 2003/04" de Melhor Guarda-Redes do Mundo; além de muitos galardões individuais com que foi agraciado, tais como em 2004 a nacional Medalha de Mérito Desportivo; mais diversos Troféus Carreira da Superliga e melhor do(s) Ano(s); bem como em 2008 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (pela República Portuguesa) e recebeu o Prémio "alto prestígio" pela Confederação do Desporto de Portugal, etc.etc. - teve ainda há pouco outra homenagem honrosa a nível internacional, também, anos depois de ter encerrado a carreira. Havendo sido então, ainda muito recentemente, homenageado na sessão pública integrada no sorteio para o Euro 2016. Numa iniciativa levada a cabo pela UEFA, de tributo aos grandes guarda-redes da Europa. Homenagem essa de reconhecimento, muito importante, mas que não mereceu espaço em jornais, nem minutos ao menos nos canais de televisão (a não ser, a descontar, na ocasião da transmissão televisiva em direto do sorteio, que aí não houve outro remédio). 

Pois estas é que deveriam ser notícias mais importantes, mas o que possa engrandecer o F C Porto e seus representantes não interessa aos meios sulistas e elitistas.

Porém, estranhamente, com a noção que estas ocorrências deveriam ser divulgadas, reparamos que, além dos suspeitos do costume, também a nível clubístico o assunto passou algo diluído, pois na generalidade do mundo azul e branco o tema não teve, entretanto, um devido destaque.

E esta, heemmmm...?!

Armando Pinto

5 comentários:

  1. Em termos de espaço que nos é concedido (ao Futebol Clube do Porto) na informação social, só nos é concedido o que necessariamente tem que ser divulgado. A avareza do centralismo lisboeta no que respeita ao reconhecimento dos nossos êxitos e das proezas que alcançámos e à sua divulgação, vem de há muitos anos e, não digo que os mais idosos estão já habituados porque jamais a descriminação que nos fazem obterá a condescendência daqueles que a sentem a não compreendem.

    Mesmo que as armas de que o FC do Porto dispõe para combater a informação tendenciosa centralizada sejam infinitamente desiguais, penso que neste capítulo não estamos a fazer tudo que devíamos e podíamos.

    O Quaresma falou em filme porque conhece bem o sistema. Tal como diz no post acima, também eu sustento a opinião que Quaresma tem muito a dar ao Clube e estou convencido que não vou esperar muitos dias para o constatar...

    Quem sabe, já na próxima terça-feira?

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Quaresma é nosso. Lopetegui escolheu-o para capitão o que deve querer dizer alguma coisa. Já chega de deitas fora como o pinóquio octávio e alguns directores fizeram ao Gomes e o mesmo pequenote octávio fez ao Jorge Costa.
    Quaresma é dos nossos e pronto. Já não devemos ter cá outros pinóquios pequenotes.
    Baía foi e é do nossos, igualmente.

    O novo jogador do F C P Aboubakar herda número de Baía e já treina no Olival, juntamente com os companheiros do FC Porto, e o número que enverga desperta, desde logo, interesse.
    É que o internacional camaronês, de 22 anos, escolheu o número 99, mítico no Dragão devido ao antigo guarda-redes Vítor Baía. O guarda-redes português foi o último a envergar o dorsal 99 nos azuis e brancos.
    O FC Porto tinha anunciado este domingo a contratação do internacional camaronês Vincent Aboubakar, de 22 anos.
    De acordo com o comunicado enviado à CMVM, os dragões pagaram 3 milhões de euros por 30 por cento dos direitos económicos do atleta, que assinou por quatro temporadas. A cláusula de rescisão fixa-se nos 50 milhões de euros.

    ResponderEliminar
  3. Uma tristeza o que se passa pelas tv's, em cujos programas noticiosos e desportivos se vêm tipos todos contentes por pensarem que o Quaresma será lixado no Porto e a santa aliança de benfica e sporting a deitarem achas. Já do Jesus ter sido expulso no Bessa, do Nani ter tirado a bola para ser ele a rematar o penalti que falhou o e o Carrilho não ter ido saudar a claque, até os desculpam e mentem. Uma vergonha. Espero que em breve levem uma bofetada de luva branca quando o Quaresma jogar e for importante na decisão dos jogos.

    ResponderEliminar
  4. Quaresma de regresso aos convocados

    Ricardo Quaresma integra a lista de convocados de Julen Lopetegui para o jogo com o Lille, no Estádio do Dragão, referente à segunda mão do “play-off” da Liga dos Campeões.

    Além do extremo, também Danilo e Diego Reyes voltam a ser opções para o treinador espanhol, depois de terem sido preteridos na convocatória para Paços de Ferreira.

    Marcano (não está inscrito na Champions), Tello (lesionado) e José Ángel (por opção) ficam de fora.

    Lista dos 18 convocados:

    Guarda-redes: Andrés Fernández e Fabiano;

    Defesas: Alex Sandro, Danilo, Diego Reyes, Martins Indi e Maicon;

    Médios: Evandro, Casemiro, Herrera, Óliver, Rúben Neves, Quintero e Brahimi;

    Avançados: Ricardo, Quaresma, Adrián López e Jackson.

    25-08-2014

    ResponderEliminar
  5. Alvarinho Fcportocaracas Moreira

    QUARESMA VAI A JOGO...
    ENORME DEMONSTRAÇAO DE INTELIGENCIA E BOM SENSO DE JULEN LOPETEGUI...UMA MONUMENTAL SAPATADA DE LUVA BRANCA a todos aqueles que de maneira precipitada fizeram juizos, muitos deles sem olhar à razao, agora te toca a ti QUARESMA dàr a resposta que todos, absolutamente todos os portistas merecem, inclusivè aqueles que em seguida te atriraram para a rua esquecendo que ès O NOSSO QUARESMA, fazes parte importante deste projecto, de ti esperamos as grandes jogadas,os pàsses màgnificos, a tua raça e classe, que desenhes com os teus pès arco de iris de sonho e de lenda, que se transformem em enormes explosoes de alegria e de vitòria, vou-te pedir HUMILDEMENTE...pelo amor de DEUS NAO FALHES, tenho fè e acredito sempre, VIVA O FC PORTO, VIVA PINTO DA COSTA, VIVA QUARESMA, VIVA PORTUGAL.

    ResponderEliminar