Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 6 de setembro de 2014

Arranque da época 2014/15 em números e nomes…


Lopetegui e sua estrutura técnico-diretiva têm já resultados à vista, do planeamento e concretização de seu plano para esta época em curso, através do trabalho que tem sido realizado, até agora.

Pois então, agora que se intromete um interregno provocado por mais um jogo da seleção federativa, desta vez curiosamente ainda menos nacional por não ter qualquer representante portista, será ocasião duma diferente abordagem, neste espaço de Memória Portista, de modo a darmos atenção ao que mais interessa, que é o F C Porto.


Chegada a primeira paragem da época futebolística portuguesa, ao nível de clubes, quando estão jogadas as três primeiras jornadas do Campeonato da Liga e foi ultrapassada a pré-eliminatória que deu acesso à Liga dos Campeões, é tempo duma primeira vista pela carreira da equipa principal do F C Porto, à luz de números e nomes, para memória futura e perene – tal como se pode verificar por recortes de registo, conforme material respigado do jornal O Jogo.


Armando Pinto


((( CLICAR sobre as imagens, para AMPLIAR )))

1 comentário:

  1. Esta pausa coincidiu com o "fecho do mercado" de jogadores e implicitamente com a definição dos plantéis dos clubes, dando algum espaço para se aclararem situações e adiarem especulações que proocam instabilidade.

    Se o que aconteceu até aqui pode ser tido com o fim de uma etapa de um percurso que ainda terá muitas outras até final da época, o FC do Porto tem razões para concluir que os resultados são claramente positivos: a equipa recuperou a confiança perdida junto dos adeptos, alcançou um objectivo crucial que era o apuramento para a Liga dos Campeões, e equipa técnica e o seu líder Julen Lopetegui não está a desiludir a maior parte dos adeptos e, para não me alongar, lidera o campeonato da I Liga sem derrotas

    E a maior das certezas que poderemos extrair da situação do Clube é que, pelo que tem mostrado até agora, estámos a caminho de construir uma equipa tão ou mais forte das melhores que já conseguimos nas últimas três décadas, pelo menos.

    No que diz respeito à selecção o meu entusiasmo e interesse reduz-se à curiosidade de ver os jogos e conhecer os resultados, livre de quaisquer emoções. Obviamente que se dela fizessem parte jogadores do nosso Clube, o interesse seria maior pela observação do desempenho que teriam. Pelo que se tem vindo a passar com a selecção da FPF nas provas em que vem participando, deixei de dar crédito a esta representação desde a chegada de Scolari e agora de Paulo Bento, mas, também, pela subordinação de todos os seus elementos ao "rei"D. Cristiano Ronaldo, que é quem, na realidade dos factos, põe e dispõe nos bastidores com a intervenção dos seus agentes. Indiferente, pois, ao que acontecer quanto ao apuramento; sob o ponto de vista desportivo não ficarei decepcionado se o objectivo não for alcançado. Se conseguir, ainda bem para eles.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar