Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

F C Porto-Sporting para a “Taça”… em fase de arranque.


Na contagem decrescente de tempo para o jogo que coloca os leões lisboetas frente ao Invicto Dragão, a ter lugar neste já muito próximo sábado outonal, no estádio do Dragão, coloca-se perante o interesse derivado desse confronto, de estatuto clássico, algumas curiosidades relativas à dimensão histórica dessa rivalidade sempre acirrada. Desta feita mais ainda instigada pelas declarações e comportamento do atual presidente leonino.

Para o efeito, de molde a recordar-se alguns dados relacionados ao rol histórico do próprio encontro, respigamos uma pequena caixa publicada no jornal O Jogo, na edição desta sexta-feira, dando conta de particularidades e factos.

Embora o mesmo texto relacione outros casos, quanto ao futuro, interessa agora mais o presente, ainda que o desafio aconteça muito cedo, quanto ao decorrer da competição. Importando assim mais continuar em frente, pois atrás virá gente… Até porque cada jogo e correspondente época têm sua história.

= Djalma - avançado reinante, no tempo =

De realce, quanto aos jogos em si, entre o F C Porto e o Sporting para a Taça, como popularmente é chamada a Taça de Portugal, há sobremaneira o facto do F C Porto estar em vantagem. O que também não significa muito mais que o que é, mas sim dá mais força e razão, pois o que conta é que o F C Porto ganhe e siga em frente. Como da última vez que tal sucedeu, com a Taça ainda no seu início, do decurso das eliminatórias, quando um golo de Bernardo da Velha apurou o F C Porto e eliminou a sua anterior equipa. Sim, porque Bernardo da Velha veio para o Porto depois de não ter tido oportunidades em Alvalade e acabou por singrar, detentor como era de apreciável polivalência, primeiro como avançado e depois na retaguarda, sempre na defesa das cores azuis e brancas que abraçou.

(((CLICAR sobre o recorte jornalístico, para ampliar)))

Dando uma ajuda ao que é descrito na publicação do referido diário desportivo, juntamos aqui também algumas imagens ilustrativas, do tempo dessa mesma eliminatória, tal como a nota de reportagem d’ O Jogo refere - em que eram especiais cabeças de cartaz da equipa do F C Porto, entre outros, o valoroso guarda-redes Américo, o médio distribuidor de jogo (centro-campista) Pavão e o avançado-centro brasileiro Djalma.

E, com estas e outras, venha daí mais este Porto-Sporting a contar para a Taça de Portugal e para o nosso ego Portista. 

O tal ..... De Carvalho está a precisar duma boa resposta, que lhe sirva de lição, dentro do campo e com justiça, qual justa eliminação da equipa viscondal.


Armando Pinto

4 comentários:

  1. Todos os jogos são importantes mas nem todos têm aliciantes como este que logo vai realizar-se no Dragão. Em primeiro lugar interessa ao FC do Porto vencer para continuar na prova, mas uma vitória "limpa" e inequívoca causará males de gargante que podem levar à perda da própria voz de alguns, pelo menos por algum tempo...

    Não estou a contar em receber hoje uma desilusão.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Elas estão de volta...as abébias...e mais não digo...

    ResponderEliminar
  3. Afinal, saiu tudo mal. Um auto-golo, um penalti falhado, mais facilidades e azelhices... O F C Porto sai da taça muito cedo e de modo incompreensível, contra tudo o que se esperava. Uma vergonha. Não foi o Sporting que ganhou, mas o F C Porto que não soube ganhar e acabou por perder. Pinto da Costa precisa de fazer outra arrumação à casa, pois a que fez não está a resultar. Um treinador que "compra" (pede e inclui) mais jogadores que outros em muitos anos e depois inventa e mete a jogar segundas escolhas, num jogo destes. é de quem não tem noção de nada do mundo do futebol português e do sentimento Portista. Antes qualquer jogo com rivais e DEPOIS DE PROVOCAÇÕES, ERA levado A SÉRIO, A COMER A RELVA... HOJE FOI TUDO AO contrário e sem raça, nem valor… Uma Tristeza. É certo que o arbitro roubou dois penaltis ao Porto, mas como o que foi marcado até foi falhado, é de mais e não há desculpas. Ganhou o mal sobre o bem, por culpa de um espanhol que jogou a pensar na eliminatória seguinte da Europa com o clube da sua terra!
    Há que seguir em frente... mas com ensinamento do muito que esteve mal. Pode-se pensar o que se quiser, mas contra factos não há argumentos. E a organização da equipa para este jogo não tem explicação. Inclusive com erros sistemáticos, como não haver especialistas a marcar penaltis, em vez de nomes simplesmente. A defesa precisa de ser coesa, o meio-campo tem de ter garra, enfim... e o treinador está a perder a confiança que nos dava.
    Tem que haver um puxão de orelhas verdadeiro dentro da estrutura do clube, deixar de se pensar unicamente na parte comercial e olhar à desportiva, sem vaidades de vips e passar a pensar o clube como um todo. Começando por uma análise verdadeira a tudo o que se passou e está a acontecer, dentro do clube e do futebol clubista em especial.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Foram ajudas a mais a um esportin que não jogou nada especial. O penalti marcado a favor do Porto não foi favor nenhum e quem diz o contrário, conforme alguns ceguetas comentaristas, tem de ter o cérebro gasto. Então o avançado vai em corrida e aparece~lhe o guarda-redes a ir contra as pernas dele e ele que pode fazer? trava? foge de lado? Tem adeptos e comentadores que não percebem nada de bola. Mesmo esse penalti é marcado depois de muito enervar a equipa ao não ter sido marcado outros anteriormente.

    ResponderEliminar