Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Brahimi, do FC Porto: Prémio BBC de Melhor Futebolista Africano / 2014


O Canal público inglês revelou o nome do vencedor:  Brahimi considerado o melhor jogador africano de 2014, naquele espaço mundial de difusão.

- «Nova distinção para o jogador que o FC Porto contratou no último defeso e que tem sido uma das revelações da temporada. Yacine Brahimi, do FC Porto, venceu o prémio de futebolista africano de 2014 da BBC. O anúncio foi feito pela emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido.» Tendo a notícia sido dada através de transmissão efetuada em pleno estádio do Dragão, onde, para o efeito, veio uma equipa de reportagem televisiva da BBC. Acontecendo então com as bancadas azuis por cenário, a entrega do trofeu ao vencedor, em mão, por um representante daquela estação britânica.

Tudo isso após escolha pública levada a cabo antecipadamente. Pois «numa eleição feita através da Internet ou por mensagem escrita (e nós também votamos…), Brahimi recebeu mais votos do que o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund), o nigeriano Vincent Enyeama (Lille) e os costa-marfinenses Gervinho (Roma) e Yaya Touré (Manchester City), que era o detentor do troféu.»!

«A votação encerrou às 18 horas de 24 de Novembro, mas agora, dia 1 de Dezembro,  é que foi divulgado o nome do vencedor. O prémio de futebolista africano do ano da BBC é atribuído desde 2000, tendo já sido distinguidos jogadores como George Weah, Jay Jay Okocha ou Didier Drogba.

Este é o segundo prémio individual que Brahimi recebe depois de ter sido considerado o melhor jogador africano da Liga espanhola em 2013/14, época em que atuou no Granada. Porém, o argelino ficou hoje a saber que não está na lista final de cinco atletas nomeados para o prémio de jogador africano de 2014 da Confederação Africana de Futebol (CAN).»

Ainda que não se entenda como não foi oficialmente assim considerado também, pela Confederação Africana, quase à imagem de não haver profetas em sua própria terra, realça-se o facto de o ser na Europa.

A nova distinção, ainda que apenas parcial, só confirma o que já sabíamos e ainda há pouco tempo foi realçado neste blogue “Memória Portista”, aquando da certeza de passagem do F C Porto aos oitavavos da Liga dos Campeões, nos inícios de Novembro findo  – conf. (clicando em) 


A. P.

1 comentário:

  1. O plantel atual do FCP é muito rico. Vimos no domingo o Danilo ser o melhor em campo para uns, o Tello para outros, este Brahimi está a fazer uma boa época cá e só é pena ter de ir jogar por fora no Africano em Janeiro, etc. E estamos numa boa fase, como se viu na vitória 2000 em provas oficiais. Deus queira que continuemos e depressa passemos os mouros que só não andam em baixo porque em Portugal continuam a ser levados ao colo.

    ResponderEliminar