Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A “Volta” ganha por José Pacheco do F C Porto


Já está em andamento pelas estradas, a percorrer serras e vales por este nosso país além, a Volta a Portugal em bicicleta. Pese no início esta importante competição ciclista estar ainda sem grande mediatismo, quando o futebol continua a ganhar por larga margem mesmo neste período de pré-época, com jogos de preparação. Nomeadamente por o ciclismo ter perdido atenções, sobretudo a partir do afastamento dos clubes grandes do desporto português.

Entretanto, porque o ciclismo foi uma modalidade que captou muita paixão entre a massa apoiante do F C Porto ao longo dos anos; e o clube azul e branco da Invicta, depois de ter deixado de ter equipa de ciclistas há muitos anos, ainda ser detentor do maior número de conquistas na história da grande corrida nacional, a Volta a Portugal; continuamos aqui a recordar algumas parcelas do rico historial do desporto das bicicletas enquanto teve representações das camisolas das listas azuis e brancas. Agora focando a memória na Volta a Portugal de 1962.


Assim, na linha de anteriores apontamentos evocativos, desta vez detemos uns vislumbres numa das vitórias portistas em tão carismática competição. No caso a "Volta" ganha por José Pacheco, enquanto ciclista do F C Porto. Através dalgumas imagens: ao cimo mais uma de arquivo pessoal; depois uma captada da coleção Ídolos do Desporto (também da biblioteca particular do autor destas linhas e do blogue), com Festa e Atraca, futebolisdtas do F C Porto da década dos anos sessentas, a dar apoio ao amigo do mesmo clube que, vestindo a camisola amarela, estava prestes a triunfar na classificação final da maior corrida portuguesa; de seguida alguns respigos do livro "História da Volta", de Guita Júnior...




...e, por fim, uma sequência digitalizada do álbum “OS HERÓIS DA ESTRADA”, edição Jornal de Notícias/O Jogo – onde fica ilustrada mais essa vitória individual dum ciclista portista e coletivamente também do F C Porto.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. O ciclismo deu muita glória ao FC do Porto e ajudou a superar os longos dezanove anos de jejum no futebol. Acompanhei com enorme entusiasmo o ciclismo do tempo do Fernando Moreira, Mário Silva, Dias dos Santos, irmãos Sá, J osé Pacheco e obviamente alguns outros cujos nomes neste momento não me vêm à memória, Lembro-me que José Pacheco não perdia um sprint com a meta à vista. Bons tempos, Amigo. Lamento que o FC do Porto (e os clubes de um modo geral) tenham desistido do ciclismo profissional.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Alguns comentários entrados na nossa página do facebook, de amigos dessa rede social em que normalmente se costuma fazer mais participões e coentários - e desta vez para aqui transpostos pelo interesse respetivo:

    •Armindo Magalhães - grande ciclista
    Ontem às 11:45
    •Jose Sobral Ribeiro - lembro-me dele.
    21 h
    •Joaquim Luis Costa - O vencedor da Volta que me deixou grandes recordações.Ganhou com o sacrifício dos grandes campeões,apoiado por uma equipa de grandes ciclistas.Atendendo a que só á parte dele venceu 7 etapas,foi um justo vencedor.
    20 h
    •Ernest Coelho - É verdade Joaquim, grande ceclista com um sprinte muito forte. Trabalhei muito para este amigo Pacheco. Muits saudades. Todos os dias iamos juntos para o treino eu morava Vizela e ele en St Tirso
    17 h
    •Joaquim Luis Costa - Ainda me recordo perfeitamente,como atacou na subida em Valongo na etapa Vila Real Porto,para tirar a camisola amarela ao Peixoto Alves.Nós os fugitivos dessa etapa ficamos pregados na estrada, só o seguimos com os olhos.
    13 h
    •Fernando Moreira Como me lembro! Estava com meu saudoso Pai, em Alvalade, no final desta fantástica volta a Portugal. Como eu saltei vitoriando José Pacheco!
    22 h • Editado
    •AJ Styliano - Como já estamos habituados (bem habituados) mais um texto/pesquisa só ao nível de um grande campeão que consegue escrever assim sobre outro campeão enorme. Abraço
    18 h

    Armando Pinto

    ResponderEliminar