Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Efeméride da Estreia de Virgílio


Nesta data, a sete de Setembro, corria o ano de 1947, entrava na equipa do F C Porto em jogos oficiais Virgílio Mendes - mais tarde celebrizado como Leão de Génova pela garra posta em campo num jogo disputado na cidade italiana daquele nome, pela seleção nacional.

Podendo não parecer, esse foi um facto importante, à época, e com repercussão pelos tempos seguintes, porque Virgílio se tornou num nome referencial da mística portista. 

Pois foi então, em jogo diante do Leixões, disputado no Bessa, que ocorreu a estreia de Virgílio pelo F C Porto, juntamente com os também novos componentes da equipa, ao tempo, Gastão e Ângelo (ex-SCP). Como curiosidade, acrescente-se que nesse encontro o F C Porto venceu os matosinhenses por 4-3.

Virgílio dispensa muitas apresentações, mas o seu passado merece que assim o evoquemos. E como de vezes anteriores o temos relembrado com diversos respigos documentais, desta vez lhe dedicamos uma justa ilustração com recorte dum livro da coleção Ídolos.


Observação: Claro que houve lapso tipográfico na data impressa nessa pequena nota (do livro da coleção de Henrique Parreirão). Virgílio Mendes nasceu em 1927.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário