Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Recordando… A Estreia de Fernando Gomes no Campeonato Nacional da 1ª Divisão


A 8 de Setembro de 1974, na 1ª jornada do Campeonato da época de 1974/75, Gomes estreava-se no Campeonato, frente à CUF, com dois factos que se tornariam rotina: a vitória e os golos. No caso, os dois do triunfo, por 2-1.  Depois de pouco tempo antes, no período de preparação, se haver estreado na equipa sénior do F C Porto durante o Torneio Início da Associação de Futebol do Porto, que então se disputava em tempo antecedente ao campeonato, e, nesse quadrangular de pré-época, também Fernando Gomes ter marcado, ajudando a mais uma vitória portista nesse trofeu.


Curiosamente, como facto para recordar daqui a uns anos também, neste dia em que passa a efeméride desse facto marcante, da primeira vez de Gomes no campeonato maior de Portugal, deu-se hoje, terça-feira 8 de setembro de 2015, a estreia de André Silva na Seleção nacional de Sub-21 com três golos, um hat-trick, na goleada de Portugal em terreno da Albânia (a contar para o apuramento rumo ao Europeu de 2017). Este jovem avançado, goleador em escalões jovens e já internacional com boa conta de golos em seleções de outros escalões, tem jogado e marcado na equipa B do F C Porto, à espera de poder vir a ser futuro ponta de lança de raiz do F C Porto.

Nota Bene: Ilustramos esta pequena nota recordatória com uma foto da capa da edição nº 1 da revista Seleções Desportivas, da coleção do autor; e uma imagem coeva do jornal O Porto, respigada da página do Museu F C Porto.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

3 comentários:

  1. André Silva teve uma estreia muito feliz na seleção Sub-21, ao marcar três dos seis golos de uma goleada histórica.

    A Seleção de sub-21 venceu, por 6-1, o primeiro jogo do Grupo 4 da fase de apuramento para o Europeu da Polónia de 2017. André Silva contribuiu com um hat-trick para um resultado que se foi solidificando sem problemas, frente a uma Albânia que não incomodou muito a baliza de Portugal, marcando já nos últimos minutos num remate sem defesa para o guarda-redes Bruno Varela.

    Rúben Neves encanta selecionador albanês
    "Trabalho para mostrar que mereço uma oportunidade"

    A equipa de Rui Jorge impôs-se tranquilamente e só não teve um aproveitamente de 100 por cento das oportunidades à baliza, porque o remate de Rony Lopes foi à trave.

    Portugal somou os primeiros três pontos, na estreia de um grupo liderado por Israel, e igualou o resultado mais dilatado de sempre fora do território nacional numa fase de qualificação: no Luxemburgo, em novembro de 2004.

    O JOGO

    ResponderEliminar
  2. Fernando Gomes, duplo Bota de Ouro, marcou no seu jogo de estreia aos 17 anos. Há 41 anos, o melhor marcador portista de todos os tempos fez os dois golos da vitória sobre a CUF (2-1). Isto é o que li num site do Porto. Afinal essa estreia foi a do campeonato ea verdadeira foi realizade antes. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Grande goleador. Foi o meu ídolo de infância

    ResponderEliminar