Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 5 de setembro de 2015

Sousa Cardoso na Galeria de Vencedores de Etapas na Volta a Espanha em Bicicleta


No panorama desportivo português, dominado sobretudo pelo futebol, causou alguma atenção o caso duma vitória lusa numa etapa da Volta a Espanha de ciclismo. Como sucedeu esta sexta-feira diante do triunfo de Nélson Oliveira, um ciclista que corre por uma equipa estrangeira e assim obteve um bom resultado internacional de matriz ciclista portuguesa. Dessa forma, o mesmo ciclista luso tornou-se agora no sétimo português a vencer uma etapa na Volta a Espanha em bicicleta, sucedendo a históricas vitórias anteriores: desde uma de João Rebelo, em 1945; duas de João Lourenço, em 1946; uma de Sousa Cardoso, em 1959; uma outra de Alves Barbosa, em 1961; três de Joaquim Agostinho, por meio de dois triunfos em 1974 e um em 1976; e mais uma vitória de Sérgio Paulinho, em 2006.


Nesse âmbito, com honra e glória para o F C Porto, Sousa Cardoso integra a galeria de vencedores, de etapas na prova rainha de Espanha. Tendo esse antigo ciclista do F C Porto, José Sousa Cardoso, sido um dos mais emblemáticos representantes de tal modalidade desportiva aplaudida nas bermas das estradas e pelas pistas dos estádios. Um ás do pedal que, naquele tempo, integrando equipa da seleção nacional (representando Portugal, que assim se fazia representar nessa grande corrida de etapas internacional), em 1959 se tornou vencedor de uma etapa em solo espanhol, na 12ª etapa da "Vuelta" de 1959 entre Pamplona e San Sebastián.


Recordando o facto, diante da importância que o ciclismo teve então na consolidação do prestígio portista nas décadas de meados do século XX, evocamos essa antiga façanha de um herói das estradas, através de imagens correspondentes.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário