Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Início da Campanha Europeia do Hóquei do F C Porto, há 45 anos e atualmente...


Inicia-se este sábado de finais de Outubro mais uma caminhada europeia do hóquei em patins portista, em mais uma corrida de patins e mais uma viagem pelo ambiente europeu do hóquei patinado. Escalado, como está, que o FC Porto vá disputar a fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins no Grupo A, juntamente com o campeão em título F C Barcelona, mais os italianos do Breganze e os alemães do ERG Iserlohn. Calhando ao F C Porto iniciar a campanha diante da equipa alemã, já neste sábado.

Relembre-se que o FC Porto, há anos, também já inscreveu o seu nome na lista de vencedores desta competição, em 1985/86 e 1989/90. 

Têm a palavra, nos stiques, patins e confiança,  Helder Nunes, Gonçalo Alves, Edo, Vitor Hugo, Jorge Silva e Cª !


Neste ciclo de apuramento da época de 2015/16, recorde-se, os encontros da fase de grupos realizam-se desde sábado  24 de Outubro, passando por Novembro e Dezembro  do corrente ano, continuando depois, por  Janeiro e Fevereiro de 2016, com os dois primeiros de cada agrupamento a seguirem para os quartos de final.

Coincide, curiosamente, o início desta jornada ser diante duma equipa alemã, no caso os germânicos do Iserlohn, como na entrada do F C Porto nas provas europeias de hóquei, corria a época desportiva de 1969/70, sucedeu o F C Porto ter feito a estreia perante o então campeão alemão, o Rollsport Reimscheid. Com a diferença que agora o primeiro jogo é na cidade do Porto, e com a época quase a dar as primeiras patinadelas, enquanto em 1970 teve lugar em  Reimscheid, já com a temporada adiantada, havendo apenas eliminatórias e participando só um clube por país.

Assim, tal como há 45 anos estivemos de sentido na prestação de Cristiano, Magalhães, Ricardo, Fernandes, Hernâni, Brito, Leite, Castro e Júlio, sob orientação do carismático treinador Laurentino Soares; agora pomos a mesma atenção nos seus sucessores atuais, como Gonçalo Alves, Helder Nunes, Jorge Silva, Vitor Hugo Pinto, Edo Bosch,  Nélson Filipe, Reinaldo Garcia, Rafa, Telmo Pinto  e Álvaro Morais, com orientação do treinador Guillem Cabestany.

Da deslocação à Alemanha, a então ocidental, no dealbar da marcante década de setenta, do século XX, pode rever-se algumas caras através de foto então inserta no jornal O Porto, naquele tempo. Outro tempo… com as limitações dessa era a não darem para mais, a pontos da improvisão duma foto de recurso…(conforme diz a própria legenda!)

= Foto d’ O Porto, contendo a maioria dos hoquistas que alinharam na estreia, vendo-se na formação Zé Fernandes, Cristiano, Alexandre Magalhães, Joaquim Leite, Júlio e Castro. =

(Os restantes colocamo-los aqui abaixo, por sua vez à parte:)

= Hernâni Martins, José Ricardo e João Brito =

Na atualidade e contando a oportunidade, porque já desenvolvemos este tema na época passada, com outros pormenores, recordemos o já distante começo (através do link, clicando) em


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Acabei de ouvir o sorteio da taça de Portugal e fiquei muito feliz pois o nosso FCPorto vem aqui até perto da minha casa jogar com o Angrense . É a segunda vez na História que o Porto se desloca aqui à Terceira já que a primeira foi em junho de 1950 , e pelo meio ouve umas meias finais da Taça penso que em 1963 que nao conseguiram cá vir. Abraço a todos e viva o Porto. H. Rocha Açores

    ResponderEliminar
  2. Viva. Também gostei desse sorteio, por saber que será uma boa oportunidade de bons portistas poderem ver a equipa principal de futebol do F C Porto em presença. Só uma vez estive aí na Terceira, em 2006, e achei a ilha encantadora, como Angra é um espetáculo, tendo visitado de modo particular o forte de São João Baptista, no monte Brasil, por quanto conhecia da passagem de presos políticos por lá (especialmente um meu conterrâneo que me falou disso, o aviador Francisco Sarmento Pimentel, autor das 1ª travessia aérea Portugal-índia, que esteve nessa fortificação entre 1935 a 36). Caso tenha algum recorte de jornal ou fotos desse jogo de 1950 e se puder digitalizar, peço se me poderá enviar que eu faço um artigo relacionado para a ocasião. Já estive a ver resultados desses jogos e a composição da equipa do F C Porto e do Angrense de então, mas não encontro. Vejo que houve jogos com o Benfica, de quem o Angrense é filial, tendo um sido oficial e outro particular, em troca de favor do Benfica não ter precisado de jogar para se apurar. O que afinal é mais uma amostra do antigo regime. Mas se tiver realmente havido jogos com o F C Porto gostaria de conseguir o que refiro. Nesse caso peço se me pode enviar aqui para a caixa de comentários o seu endereço eletrónico (que eu não publico esse comentário), a fim de eu lhe enviar o endereço do meu e-mail.
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Logo às 18,oo horas no Dragão Caixa ou Porto Canal. Força Porto!

    ResponderEliminar
  4. Bom e fácil começo (ou melhor, que a boa exibição da equipa de hóquei do F C Porto tornou fácil e soube gerir), com uma concludente vitória por 21-1, à maneira antiga. Jogo em que todos os jogadores portistas (menos os guarda-redes) marcaram. Jogo a jogo, há que continuar a GERIR E DOSEAR!!!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar