Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ruben Neves entre Capitães históricos do F C Porto


O jovem Ruben Neves continua a fazer história, passando a ser o mais jovem Capitão na Liga dos Campeões, ao jogar esta quarta-feira como capitão do F C Porto na noite europeia que colocou o clube Dragão na liderança do respetivo grupo. Tendo então passado a ser o jogador mais novo que envergou a braçadeira de capitão num jogo da Liga dos Campeões. 

Então, quanto ao agora já capitão Ruben Neves, o médio de 18 anos liderou os "dragões" na vitória obtida no estádio do Dragão sobre o Maccabi Telavive por 2-0, em jogo da 3ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

«É um grande privilégio fazer parte da história deste clube, mas mais importante foi a vitória e a própria equipa. Estamos todos de parabéns» sintetizou o promissor futebolista azul e branco, ao capitanear s equipa do F C Porto frente ao Maccabi com apenas 18 anos e 221 dias, batendo o recorde de Rafael van der Vaart e ficou a ser o capitão mais jovem na competição, entrado em campo de início num jogo da UEFA Champions League como tal, no embate desta terça-feira frente aos israelitas, na cidade do Porto.

O anterior recorde estava na posse do médio holandês Rafael van der Vaart, que capitaneou o Ajax no terreno do A C Milan, a 16 de Setembro de 2003, com 20 anos e 217 dias. O guarda-redes russo Igor Akinfeev tinha apenas mais dez dias que Van der Vaart quando usou a braçadeira de capitão ao serviço do CSKA Moskva no jogo caseiro com o F C Porto, a 21 Novembro de 2006.

Ruben, que já capitaneara a formação portista no decorrer do jogo recentemente disputado diante do Belenenses, para o campeonato da Liga Portuguesa, e de início no jogo com o Varzim, a contar para a passada eliminatória da Taça de Portugal, torna-se assim num histórico capitão de equipa, na linha de grandes nomes que usaram a braçadeira noutros tempos.


Formado nas escolas do F C Porto, Rúben Neves nasceu a 13 de Março de 1997 e estreou-se na equipa principal portista a 15 de Agosto de 2014, num jogo diante do Marítimo, a contar para a Liga portuguesa, na qual também se estreou a marcar. Cinco dias depois, tornou-se no mais jovem jogador português a atuar no “play-off” da UEFA Champions League, frente aos franceses do LOSC Lille, jogando posteriormente com regularidade até aos quartos-de-final.

Este mesmo médio marcou presença no Campeonato da Europa Sub-21 da UEFA, passando a ser o mais jovem jogador a representar Portugal nessa competição. No dia 4 de Outubro, usou a braçadeira de capitão dos “Dragões” depois de Maicon ter sido obrigado a abandonar o jogo com o Belenenses, devido a lesão.

«Na passada noite em que, com 18 anos, se tornou o capitão mais novo da Champions League (formato atual, desde 1992/93, pois antes era Taça dos Campeões Europeus), o médio português recusou qualquer estatuto especial, ainda que tenha reconhecido o momento ímpar na sua carreira. “Foi um jogo muito especial, sendo um grande privilégio fazer parte da história deste clube. O mais importante foi a vitória e a equipa, não vamos individualizar. Sabemos que podíamos ter feito um bocadinho melhor, mas o mais importante foi ganhar”, declarou nas entrevistas após o jogo, admitindo, depois, que o envergar da braçadeira foi um sonho realizado. “Claro que sim, qualquer jogador que esteja aqui desde a formação e que atinja este patamar sonha com isso. Eu tinha esse sonho, já concretizei, agora vou olhar em frente, sou um jogador como os outros. A partir do momento em que estou aqui, não interessa a idade, tenho que dar o meu máximo como todos os outros”.»


Assinalando o facto e como homenagem a este sucesso histórico, recordamos através de alguns conjuntos de imagens diversos anteriores capitães que ficaram famosos na História do F C Porto.




((( Clicar sobre as imagens, para ampliar)))

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário