Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Um exercício sobre Pelé… e gente do F C Porto.


Por estes dias o F C Porto está representado em Seleções A de futebol de diversas nações, tendo presentemente 11 (onze) internacionais ao serviço das seleções principais de seus respetivos países, além de outros em seleções mais jovens (sub qualquer coisa, ou seja sub-23, sub-21, sub-19, como sejam as antigamente chamadas de Esperanças, Juniores, etc.). Andando os futebolistas do F C Porto no super cosmos do mundo futebolístico, ao lado de outras estrelas do firmamento do desporto rei, em competições da Europa da bola.

Estando-se assim em tempo de acalmia competitiva de âmbito clubístico, vem a talhe relembrar ocasiões em que futebolistas do F C Porto estiveram ao lado do maior astro do mundo do futebol, como foi o chamado rei Pelé, considerado normalmente o melhor futebolista de sempre do mundo.

Ora, sabe-se de diversos futebolistas do F C Porto que chegaram a jogar diante de Pelé ao serviço da seleção portuguesa, como Hernâni, Serafim, Festa, Américo, Pinto, Nóbrega e Pavão, pelo menos. Contudo, que me lembre (indicando na primeira pessoa, para ser mais incisivo), de memória visual, na retina das recordações que tenho mais ou menos presente, não estou a ver qualquer foto que tenha sido publicada, em jornais ou outras publicações portuguesas, mostrando algum desses jogadores do F C Porto em poses com Pelé, por exemplo. Enquanto todos nos lembramos de fotos vindas na comunicação impressa e visual em que aparecem Eusébio, Vicente e outros junto de Pelé, por exemplo também.

Para se ver alguém do F C Porto junto de Pelé, será preciso rememorar visões de anos posteriores, e quase raras.

Vem assim ao caso trazer para aqui, como que a tirar do baú, umas imagens em que por acaso surgem futebolistas do F C Porto na presença do Pelé.


Tal o caso de Cubillas, primeiro, embora em fase mais tardia ao tempo em que esteve no Porto (pelos idos anos da década de setenta). Reportando-se esta pose a ocasião relacionada com uma nomeação sul-americana. Sendo que o Cubillas, que jogou no F C Porto, foi nomeado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) um dos melhores futebolistas sul-americanos de todos os tempos. Essa entidade colocou Cubillas numa lista de 20 jogadores que incluía, entre outros, Pelé (Brasil), Maradona (Argentina), Alfredo di Stefano (Argentina e Colômbia), Mário Kempes (Argentina) e Zico (Brasil).


(De permeio, é natural que Seninho, ex-F.C. Porto, então, tenha convivido mais particularmente com Pelé, devido a ter ingressado no americano Cosmos, clube que Pelé representara antes e no qual depois desempenhou cargos representativos, ao género de relações públicas. Mas sem terem jogado juntos e obviamente sem possibilidade de pose conjunta, devidamente equipados.)   

Entretanto, conforme comprova outra foto seguinte, também o extremo Costa chegou a estar com Pelé, quando o mesmo Edson Arantes do Nascimento, apelidado e mais conhecido por Pelé, jogava ainda nos Estados Unidos e o então extremo esquerdo da equipa treinada por Pedroto, o José Costa, teve oportunidade de estar junto ao Pelé num período de férias – conforme relata a legenda da foto que juntamos, como ilustração.


Fica assim feito este exercício, quanto a uma curiosidade como será a presença de Pelé, que muito admiramos pelo que representa na história do futebol mundial. Tendo presente que num país como Portugal, onde abundam referências documentais a jogadores de clubes de Lisboa em ocasiões como as referidas, não seja também dado o devido destaque aos contemporâneos futebolistas do F C Porto que tiveram iguais presenças.

Um exemplo entre muitos possíveis...!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Olá Sr Armando, tudo bem?

    Também continuo a ler, embora sem comentar, este maravilhosos blogue, que está sempre cheios de tesouros muito bem guardados, muito bem cuidados e muito bem elaborados sobre o nosso clube.

    Obrigado pelas visitas ao meu blogue e o meu endereço de e-mail é

    soutricolor@sapo.pt

    Todo e qualquer documento vindo de si é muito bemvindo:-)

    ResponderEliminar