Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de novembro de 2015

Virgílio: Um Senhor da História do F C Porto !!!



Tal como tem sido referido sobre alguns dos mais célebres valores do F C Porto, desta vez relembra-se os primeiros pontapés, dados com a camisola portista vestida, de um outro antigo ídolo do F C Porto, o sempre lembrado Virgílio Mendes.

Assim, como também é evocado no “Dragões Diário", faz anos nesta data, remontando a 1947, que com 20 anos então acabadinhos de fazer, se estreava pelo FC Porto Virgílio, «o primeiro jogador a ultrapassar a barreira dos 400 jogos com a camisola do FC Porto (pararia nos 436). Conhecido por leão de Génova, conquistou quatro títulos e jogou 39 vezes pela seleção nacional. Faleceu em 2009 mas ficará para sempre como um dos criadores da mística do FC Porto».

Virgílio Marques Mendes foi um senhor na História do F C Porto, como grande futebolista, primeiro, depois como treinador nas camadas jovens e inclusive da equipa sénior quando foi necessário, e por fim responsável do Lar do Jogador, na versão mais recente já como Casa do Dragão. Sendo um personagem histórico sempre lembrado. Tendo, como tal, neste espaço entretanto merecido diversas referências, através de artigos e respigos vários. Nunca sendo demasiado trazer acima sua memória. Assim, como homenagem de recordação, na oportunidade desta ocasião, juntamos aqui e agora imagens de cromos do seu tempo de jogador, de arquivo do autor, tal como uma ficha da coleção ídolos, relativa a esse grande nome do F C Porto.


Virgílio Marques Mendes, o sr. Virgílio Mendes, o "Virgílio do Porto", faleceu em Abril de 2009. Segundo foi publicado na ocasião, a Direção do FC Porto queria que fosse sepultado no Mausoléu do FC Porto, de modo a ficar junto com Pedroto, Pavão, Pinga, Siska, Soares dos Reis e todos os outros das Estrelas do FC Porto que ali repousam. Mas a família, em seu pleno direito, naturalmente, preferiu que ficasse junto aos seus, em jazigo da própria família, passando a repousar no cemitério nº 1 da Póvoa de Varzim. 

Que descanse em paz, enquanto na terra continuará sempre a ser constante recordação na memória portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário