Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Pedroto: constante recordação, perene saudade e eterna memória!


… A 7 de Janeiro de 1985, faz 31 anos nesta data, José Maria Pedroto desapareceu da presença física, falecido aos 56 anos. O seu corpo ficou então numa sentida vigília coletiva, em câmara ardente nas Antas, onde o presidente Nuno Pinto da Costa velou o amigo até ao dia seguinte. O Mestre foi depois sepultado no mausoléu do F C Porto, após cerimónias fúnebres acompanhadas por milhares de pessoas. Passando a estar para sempre ao lado de outras Glórias do F C Porto.

O legado de José Maria Pedroto permanece e ultrapassa o nosso clube, tendo-lhe pertencido importante protagonismo no lançamento das bases do FC Porto contemporâneo, em cujo mundo azul e branco conquistou a eternidade.

Pedroto, antigo jogador e treinador de futebol, o Mestre Pedroto, nome célebre na história do desporto português e na história do F C Porto de maneira vincada, é naturalmente constante recordação em tudo o que faz vir acima a memória portista, além da saudade sentida pelo que conseguia imprimir na vivência portista; e é e será eternamente memorável em quantos admiraram o seu carisma, como aqui o autor destas linhas de homenagem evocativa.

Descanse em paz, Sr. Pedroto – que só vimos pessoalmente em dias de jogos ou treinos das equipas de futebol do F C Porto, mas nos ficou para sempre no íntimo entre as pessoas que temos na vista que circula pelo coração.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário