Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Curiosidades relacionadas…


A data de 11 de Fevereiro ficou na memória de bons adeptos felgueirenses há 20 anos, uma soma que se conta agora, quando, à jornada 22 da época 1995/96, o popular Felgueiras, clube histórico da área da Associação de Futebol do Porto e representante da terra do pão de ló, foi jogar ao Porto, levando grande comitiva de apoiantes que também eram e são portistas (e não haviam gostado nada de um famoso prémio oferecido aos futebolistas da camisola listada de azul-grená, por simpatizantes do clubes lisboetas, de incentivo no jogo da 1ª volta que terminou empatado). Então, no decurso da 2ª volta, o F C Porto goleou no estádio das Antas o F C Felgueiras por 6-2, com golos de Drulovic (dois), João Manuel Pinto, Rui Barros, Quinzinho e Jorge Couto. 

No banco do clube visitante estava Jorge Jesus, que nessa época se estreara no principal campeonato do futebol português (tendo depois baixado de divisão, no final). Mas esse nem foi o resultado mais desnivelado que o treinador Jesus sofreu em casa do F C Porto, superado pelos 5-0 ao serviço do Benfica a 7 de Novembro de 2010.

Do jogo com o antigo clube do interior do distrito do Porto, além de inicial ilustração da crónica com imagem cimeira respigada da revista Dragões, de Fevereiro de 1996, recordamos aqui de seguida algumas anotações por meio de páginas do livro “F. C. Porto – 15º Título – A Consagração de Domingos”, de Manuel Dias.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário