Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Diretores do ciclismo portista de agora e antes


O ciclismo do F C Porto já é uma realidade. Agora que já pedala oficialmente a equipa de ciclismo portista. Embora na primeira prova, a decorrer no Algarve, ainda tenha sido quase um apalpar de pulso, na tentativa de apanhar ritmo. Inclusive com algum azar à mistura, que se dispensava mas com que se tem de contar. Como se sabe pelo acompanhamento informativo da corrida – pois agora nós, Portistas, voltamos a andar atentos, expetantes e confiantes no comportamento desportivo dos nossos ciclistas, dos homens que representam o F C Porto.


Ora, com o trabalho de organização já transcorrido e na prestação decorrente, além dos dirigentes da estrutura clubista, patrocinadores e colaboradores, salienta-se a função dos diretores, quer do diretor técnico e sua equipa de retaguarda, mais o diretor de ligação ao clube. Como se viu já, ambos lado a lado, na apresentação da chamada prova Algarvia (conforme se mostra na imagem cimeira), atentos a tudo inerente à participação da equipa do F C Porto na Volta ao Algarve.

= Equipa do F C Porto que alinhou à partida da “Algarvia”. =

Este exemplo, de agora, faz lembrar a existência de antigos diretores e seus colaboradores noutros tempos. Assim, tomando o todo pela parte, neste espaço de memorização do clube que nos desperta, recordamos um anterior diretor e sua equipa, da fornada que teve ação na Volta conquistada em 1982, por sinal. Vestindo (esta descrição) a camisola do ciclismo portista através duma reportagem do jornal O Porto dessa época, que serve à medida para evocar esses tempos anteriores ao período de afastamento que se seguiu.

Então, sendo que os atuais responsáveis são conhecidos, conforme se sabe de Elias Barros ser nomeado pelo F C Porto e o diretor técnico Nuno Ribeiro dispensar apresentações, deles colocamos acima uma fixação fotográfica que basta e será mais histórica, para memória futura do presente, enquanto do passado haverá necessidade de avivar a memória de sempre. Como aqui recordamos, por meio duma lembrança do trabalho do antigo diretor Abílio Lemos, respigando coluna d’ "O Porto” anterior ao início da Volta / 82 (da respetiva edição reportando ao período de 4 a 18 de Agosto de 1982), ou seja, do tempo da última Volta a Portugal em bicicleta que o F C Porto venceu, antes da interrupção entretanto verificada, até ao retorno de agora.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e recortes digitalizados, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário