Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 5 de março de 2016

F C Porto já vence a concorrência no ciclismo: 1ª vitória individual e coletiva. Rafael Reis triunfa e F C Porto é vencedor da “Clássica de Amarante” !


Tal como desejávamos, já se pode colocar aqui o primeiro triunfo do ano do ciclismo do F C Porto. Já mora no clube azul e branco a primeira conquista nesta época do desporto das duas rodas, de novo a engrandecer o nome do F C Porto.

Com esta primeira vitória o F C Porto inscreve o nome na galeria de honra desta competição, que se realiza desde 2007 (embora com interregno nos dois últimos anos) e na qual o clube Dragão não constava por a mesma prova se haver entretanto disputado durante o período de ausência do clube, no calendário do desporto dos pedais. Sendo esta, assim, mais uma corrida ganha, engrossando o palmarés, a juntar ao pecúlio da história que aqui já registamos (ainda há dias, num artigo anterior sobre as vitórias em provas oficiais do ciclismo nacional)...

A Clássica de Amarante, nesta edição de 2016, constava de um circuito com 3 voltas na zona de Amarante, decorrido no decurso de quase 4 horas, num total de 157,4 Km e que contava com 3 Metas Volantes e 3 contagens para o Prémio de Montanha, durante a tarde de sábado, com a participação de ciclistas das categorias de profissionais elites e sub-23, em que foi coroada a vitória final do ciclista Rafael Reis do F C Porto e o triunfo geral da equipa do F C Porto.

A primeira vitória da época da W52 - FC Porto - Porto Canal foi conquistada ao sprint na Clássica de Amarante, onde Rafael Reis foi o mais rápido dos 3 ciclistas que se destacaram dos restantes do pelotão. A formação da W52 - FC Porto - Porto Canal colocou ainda mais 2 atletas no top 10, e conquistou também a geral coletiva.


Para a história: Rafael Reis, do F C Porto, bateu David de la Fuente, do Sporting-Tavira, num emocionante final entre os três corredores que fugiram ao pelotão.

Com efeito, Rafael Reis (W52-FC Porto) ganhou este sábado a Clássica de Amarante, sendo o mais rápido dos três corredores que discutiram a vitória ao sprint, no final dos 157,4 quilómetros de corrida. O ciclista do F C Porto, natural de Palmela, terminou em 3h 54m 59s, à média de 38,301 km/h, o que é uma boa velocidade, tendo em conta o traçado de verdadeiro "rompe pernas" da clássica, perante um traçado de sobe e desce, como se diz popularmente. A vitória do jovem contrarrelogista (como é especialista em contra-relógios), que desta feita se salientou ao sprint, teve o aliciante de ser conseguida perante um rival do Sporting-Tavira, David de la Fuente. O terceiro, e melhor sub-23, foi Fábio Mansilhas, da equipa Anicolor.


A prova foi emocionante e bem disputada, com um grupo de cerca de 30 corredores a destacar-se desde muito cedo e a jogar entre as diversas classificações. O espanhol Mario González (Sporting-Tavira) foi coroado rei dos trepadores, em cuja classificação os portistas Gustavo Veloso e Joaquim Silva ficaram em 2º e 3º classificados da Geral da Montanha, enquanto Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos) garantiu a camisola das metas volantes, com Gustavo Veloso e Rafael Reis em 2º e 3º classificados da Geral das mesmas Metas Volantes.
Além da vitória individual, a W52-FC Porto garantiu o triunfo por equipas.



Classificação (dos 10 primeiros) da Clássica de Amarante:

1.º Rafael Reis (W52-FC Porto), 3h 54m 59s (Média: 38,301 km/h)
2.º David de la Fuente (Sporting-Tavira), mt
3.º Fábio Mansilhas (Anicolor), mt
4.º João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), a 3s
5.º Joaquim Silva (W52-FC Porto), a 5s
6.º Rafael Silva (Efapel), a 10s
7.º Pierre Moncorgé (Bliz-Merida), mt
8.º Juan Ignácio Pérez (W52-FC Porto), mt
9.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), a 12s
10.º José de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé), mt.


« Rafael Reis ofereceu a primeira vitória à nova equipa de ciclismo do FC Porto, ao conquistar a clássica de Amarante, na distância de 157,4 quilómetros. Reis venceu ao sprint, batendo na reta final David de la Fuente, do Sporting. “O de la Fuente arrancou primeiro, explorei um bocado essa situação e a uns 100 metros da meta consegui passá-lo e venci", explicou o ciclista da W52-FCPorto-Porto Canal. » Conforme relatou o "Dragões Diário", depois.


ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário