Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 23 de abril de 2016

Presidente do F C Porto já tomou posse. Com pensamento que: “A HORA É DE PENSAR NO FUTURO, DE TRABALHAR E DE GANHAR”!


Tomou oficialmente posse na manhã deste sábado, para novo período de continuação do seu longo mandato,  o Presidente da Direção do F C Porto Jorge Nuno Pinto da Costa. Solenidade que teve lugar neste dia 23 de abril que é data histórica, ao perfazer o 34º aniversário do seu começo oficial como Presidente portista. Entrando assim em novo período que, enquanto já é o presidente de clube mais titulado, pode levar a que se torne mundialmente o presidente clubista com mais tempo no lugar cimeiro de seu clube, estando quase a suplantar os 35 anos de presidência madridista do antigo presidente Barnabéu do Real Madrid.

A oficialização em apreço, em que  o presidente do FC Porto prometeu “muitas alegrias” aos adeptos no dia da tomada de posse dos órgãos sociais do clube, deu também posse a todos os dirigentes do FC Porto para o quadriénio 2016/20, eleitos no passado domingo e que este sábado assinaram o respetivo livro dos autos diretivos, na Tribuna VIP do Estádio do Dragão. 

No dia em que se completam 34 anos desde a primeira vez que tomou posse como presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa agradeceu àqueles que o acompanharam ao longo do percurso, projetou o futuro para os próximos quatro anos e ainda deixou críticas à comunicação social: “Vamos fazer uma equipa coesa, todos, com os adeptos, e com a certeza de que vamos ser falados quando as coisas correrem mal. Vamos lutar por tudo, para poder aparecer o menos possível nos jornais e nas estações televisivas, porque é sinal de que ganhámos. A hora é de pensar no futuro, de trabalhar e de ganhar. "De certeza que vamos dar muitas e muitas alegrias aos nossos sócios e adeptos. Falar do presente, toda a gente fala, com mais destaque, sobretudo para quem escreve quando as coisas correm mal, com vergonha, quando correm bem. Obrigá-los a escrever menos sobre nós, que é sinal de que vencemos, é o que queremos fazer”, afirmou o dirigente máximo dos azuis e brancos reeleito para o 13.º mandato com 79 por cento dos votos.

Pinto da Costa realçou ainda “o espírito da nova direção”, composta por seis vice-presidentes, de acordo com os estatutos aprovados em Assembleia Geral. “Tive o prazer daqueles que saíram poder continuar a contar com eles noutros lugares ao serviço do FC Porto. Todos os que tomaram posse têm o intuito de servir o F.C. Porto. Mas queria chamar a atenção para o que representa ser FC Porto. Tenho a honra de ter pessoas na minha direção que já representaram nos mais altos lugares da nação. Aceitam-me como o seu presidente. E com muito orgulho, é isso que me anima, é isso que me dá força”.

Nos próximos quatro anos de mandato, a Mesa da Assembleia Geral do FC Porto será presidida por José Manuel de Matos Fernandes, enquanto o Conselho Fiscal e Disciplinar voltará a ser liderado Paulo Nunes de Almeida.

O Presidente reeleito aproveitou ainda para adiantar que a primeira reunião da nova direção está marcada para a próxima quinta-feira, no Estádio do Dragão, mas a vida do clube continuou logo de seguida, durante a tarde deste sábado.


E então, na tarde deste sábado, como todos os portistas, naturalmente, o autor destas notas ganhou mais disposição para confiar no futuro, com a equipa principal a triunfar em jogo do campeonato, sobretudo por continuar com moral favorável para o final da época, em que haverá a final da Taça de Portugal.

Sobre este primeiro dia do futuro, com o jogo principal em casa da Académica: - Gostei do resultado da equipa principal do nosso futebol (fazendo a distinção por também ter gostado dos juniores no 4-1 ao Sporting e dos sub-17 no 1-0 ao Braga, da  vitória de Samuel Caldeira, ciclista do F C Porto, na 1ª etapa da Volta à Bairrada, ao vencer na meta da Mealhada, entre outros resultados, para já), embora, no jogo de Coimbra, também esperasse outra exibição, depois do que vi frente ao Nacional. Ficará o alerta daquele lance em fim de jogo que podia ter dado empate, tal o desleixo de vários elementos, inclusive no adiantamento da guarda da baliza, mas não só. Há que ganhar mentalidade que os jogos têm noventa e tal minutos e só com atitudes à Máxi e Ruben é que se consegue voltar à fórmula das equipas à Porto.

De qualquer forma o estado de espírito está melhor, já sendo conseguido dar a volta ao resultado e andando em campo com outra motivação...

Enquanto isso, a vida do clube continua, no sprint da vida desportiva... tomando como exemplo mais uma vitória do ciclismo portista - como fica para a história a vitoriosa arrancada de Samuel Caldeira.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário