Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Camisola de Pedroto – da seleção – no Museu do FC Porto!


O Museu FC Porto By BMG, dentro das suas atividades complementares, costuma expor, à parte e com particular realce, um objeto do respetivo espólio a que é chamado Objeto do Mês. Acontecendo que neste período de jogos da seleção veio a calhar vez para uma camisola antiga da seleção, que foi vestida por um histórico do clube, o antigo Ás da Bola José Pedroto.

Então, na atualidade de estar a decorrer o Europeu de Seleções, com a presença da Seleção Portuguesa do selecionador Fernando Santos (mailos presidente e dirigentes federativos Fernando Gomes, Humberto e Vieira Pinto, além do empresário Jorge Mendes e agentes do sistema), e no âmbito de estar em exposição como objeto do mês uma camisola que foi usada por Pedroto num jogo da seleção nos idos anos da década de cinquenta, do século XX, ocorre esta quinta-feira um ato simbólico no mesmo museu, com a presença da esposa do saudoso sr. Pedroto – em dia olímpico, aludindo ao olimpismo, sendo D. Cecília Pedroto uma mulher associada como rosto portista. A qual, entre os objetos que ofereceu ao museu, havia entretanto doado uma camisola dos tempos em que a seleção portuguesa primava por equipamento de camisola azul.


O azul, com efeito, faz parte da simbologia nacional, através das cinco quinas – daí a camisola da seleção nacional ser a camisola das quinas. Tal como o centro do brasão português contém, dentro da chamada esfera armilar, um escudo grande cujo centro branco é preenchido com cinco escudos azuis (escudetes) dispostos como uma cruz grega (1+3+1). Tendo ainda cada escudo azul cinco besantes brancos, exibidos em forma de cruz de Santo André (2+1+2).

Vem a talhe, assim, recordar que as camisolas da seleção nesse tempo tinham um design relacionado com as camisetas da época, com botões e feitas em pano de camisa, além de na década de 1950 serem azuis, por vezes. Como se pode ver no Objecto do Mês que está exposto no hall do Museu FC Porto.

A propósito, recordamos aqui uma reportagem inserta na também antiga revista A Bola Magazine, em sua edição de Abril de 1988, contendo por entre o texto alusivo, também imagens de suas recordações, entre cujo acervo se vêm alguns adereços dos que atualmente constam do Museu do FC Porto.

Deixemos fluir a descrição, no que ficou registado nessa memoranda reportagem.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário