Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dia de Clube – Um Encontro de Portistas (em Rio Tinto)


V Encontro de Portistas para Portistas, com o mesmo propósito, com o mesmo espírito, sem temas tabus, ainda mais abrangente. Um dia de PORTISMO. Eis o Dia do Clube!

Assim foi apresentado o acontecimento, pela organização. Sendo este um encontro que até teve direito a divulgação através do "Dragões Diário”, página diária de comunicação portista.

Ora, é pois já no sábado, 11 de junho, que os adeptos do FC Porto se reúnem. Num encontro originado pela defesa do clube através dos blogues de temática portista, desta vez em quinta edição e algumas novidades. Este ano chamado Dia de Clube, numa iniciativa em que o FC Porto vai estar em debate, embora de organização independente do próprio clube. O encontro realiza-se na Escola Secundária de Rio Tinto. Havendo uma página no facebook para inscrições, devido à natural lotação da sala-anfiteatro onde vai ter lugar.


De especial relevância o facto de haver convidados especiais, sendo assim oportunidade de se contactar com pessoas ligadas à história do clube, além do natural convívio entre portistas que se conhecem ou pelo menos conhecem(os) os nomes, derivado ao denominador comum que é o F C Porto.


No caso pessoal, aqui do autor destas linhas, vai ser especial, pois vão estar presentes os meus dois ídolos maiores do F C Porto de sempre, o guarda-redes Américo e o hoquista Cristiano, dois senhores da história do Porto sentido dos anos sessentas e setentas…


Américo - o Baliza de Prata, grande guarda-redes de futebol dos tempos difíceis (das presidências federativas do sistema BSB), a pontos de ser sempre o célebre injustiçado da saga portuguesa dos "Magriços" de Inglaterra… quanto à sua presença no Mundial de 1966, com o caso caricato de ser reconhecido como o melhor dos três guarda-redes presentes mas não ter chegado a jogar, lá em Inglaterra, então pela seleção portuguesa na fase final desse Mundial …


Cristiano - um grande impulsionador do crescimento do hóquei portista e durante anos o único representante do FC Porto nas seleções portuguesas, foi na verdade o melhor hoquista de sempre do FC Porto, um nome referencial do hóquei em patins portista, nacional e internacional.


Outros nomes de grande afeto portista, naturalmente, estarão igualmente presentes, a defender as nossas cores – como se pode constatar por gravura  respetiva, da constituição da equipa que se fará mais ouvir e queremos sentir.


Então até sábado!

Ah, e parabéns aos Portistas da Casa do FC Porto de Rio Tinto por conseguirem puxar bem esta brasa… Pois ali é Rio Tinto por ter a ver com uma guerra antiga, cujos destroços da luta tingiram o rio da localidade, naquele tempo, da cor de sangue despojado, mas pela gente local é bem azul atualmente, de vivo azul e branco.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Boa tarde amigos Portistas

    Na impossibilidade de estar presente (com muita pena minha) aí no sábado, não quero contudo deixar de expressar a minha modesta opinião.
    Em primeiro lugar aplaudir a iniciativa, pois é de primordial importância discutirmos o actual momento do clube.

    A solução é tão simples, tão simples que se torna óbvia - UNIÂO, UNIÃO, UNIÃO.

    As culpas se é que assim poderemos falar, (pois temos que ter a noção que não se ganha sempre) é distribuída por todos, mas todos sem excepção:

    - Direcção e SAD, na minha opinião por deixar o clube nos últimos anos sem referencias PORTO e também e muito por uma gestão mais rígida e racional dos dinheiros do clube;

    - Treinadores e jogadores, pois também não tenham feito tudo o que estivesse ao seu alcance;

    - Finalmente e aqui vou gastar um pouco mais (o meu latim)- os adeptos e creio ter alguma autoridade enquanto tal, pois tenho 55 anos de idade e 56 anos de portista, ou seja antes de nascer já o era - coisas da genética. Precisa-se urgentemente de adeptos das ANTAS, daqueles que aguentaram anos e anos a fio sem desmorecer, os adeptos do Dragão estão aburguesados, já não chega ganhar, temos que golear. Dentro da classe de adeptos remos também os que povoam as televisões, rádios e jornais deste País que só por terem essa faculdade os intitulam de notáveis e que regra geral estão sempre contra os nossos treinadores, não deixando o primeiro vexame desses treinadores para os adversários de contenda, escudando-se normalmente numa suposta cultura de exigência. Estão mal. Os treinadores do FCPORTO têm que ser defendidos sempre, sejam ESPANHOIS, polacos, tchetchenos ou até extra-terrestres - são treinadores do PORTO é quanto basta. Querem um exemplo - este ano após um jogo pouco conseguido em Braga ouvi alguns desses notáveis dizerem que não queriam justificar a derrota com a arbitragem de Carlos Xistra, mas recordo aos mesmos que até o Braga fazer 1-0 existiram 2 lances passiveis de grande penalidade a nosso favor. Como é possível calcular que jogo seria se um deles fosse assinalado e marcado. Mas como este disparate assisti a muitos outros. Para finalizar deixo a esses comentadores supostamente afectos ao FCPORTO - sejam parciais o mais possível.

    Para concluir deixo uma passagem dos "FILHOS do DRAGÃO" " :

    - ser portista é uma honra que não se pode partilhar
    dar tudo pelo clube, porque só o sabe AMAR;

    Cumprimentos portistas



    António Santana

    ResponderEliminar