Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

FC Porto vence o Grande Prémio JN a toda a linha: António Carvalho triunfa na etapa de consagração, Rafael Reis fica com a camisola amarela da geral final, e vitória coletiva da equipa W52-FC Porto!


O FC Porto venceu o Grande Prémio JN de ciclismo e encheu a Avenida dos Aliados de alegria, em tarde de festa, tal o festival aplaudido no regresso do entusiasmo ciclista ao Porto, com a importante e desejada vitória das cores azuis e brancas na clássica prova nacional das bicicletas de corrida.

Aí está o ciclismo do F C Porto a dar alegrias aos portistas espalhados por quanto é sítio onde é sentido Portismo. Agora com a vitória na prova de etapas tida como mais importante a seguir à Volta a Portugal, como é o chamado Grande Prémio JN.


Passado o tempo do futebol competitivo ao nível de clubes, volta o ciclismo a ser rei na época de regresso do tempo soalheiro, perante luz solar e ambiente mais vivo. Como ocorreu felizmente ao final do domingo primeiro de junho, com a vitória total conseguida pelos ciclistas da equipa do F C Porto no 26º Grande Prémio Jornal de Notícias.

Encerrou-se então em festa o clássico Grande Prémio do Jornal de Notícias, depois de várias etapas distribuídas por alguns dias, ao longo de cerca de meia semana. Culminando em apoteose o términus da corrida, com a última etapa a terminar em beleza ao cimo da Avenida dos Aliados, no centro da cidade do Porto, à chegada em plena zona da histórica Praça portuense. Aí o jovem António Carvalho venceu essa mesma etapa de consagração no "salão de festas" do FC Porto, como é o espaço diante da Câmara do Porto; e Rafael Reis, que já antes havia sido o primeira camisola amarela da prova, venceu na Geral individual. Dando-se até o caso de na mesma classificação geral acabarem ambos com o mesmo tempo, os colegas de equipa Carvalho e Reis, imperando então o regulamento a ditar que a classificação do prólogo inicial desempatou.



Foi emocionante o “sprint” para a meta final, com António Carvalho (o neto do histórico Alberto Carvalho, o mesmo a quem aqui há tempos já dedicamos uma extensa crónica, neste blogue) superou o italiano Rinaldo Nocentini, da equipa Sporting/Tavira, enquanto o companheiro Daniel Reis, entrado no mesmo grupo, se sagrava vencedor geral, como camisola amarela final. Ao passo que o anterior líder, da Efapel, ficava muito para trás, perante o bom trabalho de equipa realizado pelos homens da camisola azul e branca.


Daniel Reis, o vencedor individual, acabou por manifestar sua alegria no facebook, transmitindo ao final da tarde do mesmo dia da vitória:
« Grande dia de ciclismo hoje no Grande Prémio Jornal de Noticias.
A nossa equipa esteve mais uma vez fenomenal.
Vi os meus colegas assumirem a corrida como eu não sei se algum dia o vou conseguir fazer. Vi-os a darem tudo com apenas 10kms de corrida numa etapa de 170kms.
Foi um dia que eu nunca me vou esquecer pela dureza que se fez na corrida. Nunca vi nada igual.
Estou orgulhoso de pertencer a esta equipa.
O António Carvalho venceu num dia memorável e eu acabei por vencer a classificação geral do GP Jornal de Noticias.
A todos, um muito obrigado pelas mensagens de apoio.
Viva ao W52-FCPorto!»


Para a História e consumo interno e externo, eis os resultados classificativos desta prestigiada competição, com números e nomes referentes ao FC Porto:

26º Grande Prémio Jornal de Notícias

Classificação Geral Final 

- Geral Individual
1º - Rafael Reis
2º - António Carvalho + 0s (ou seja, com o mesmo tempo do vencedor)
16º - Rui Vinhas + 1:36 (a 1 minuto e 36 segundos, mais)
17º - Gustavo César Veloso + 1:41
29º - Raúl Alarcón + 18:03
49º - Samuel Caldeira + 37:07
51º - Ricardo Mestre + 38:28
54º - Joaquim Silva + 43:25


- Geral Equipas
1º - W52 - FC Porto - Porto Canal

- Geral por Pontos
2º - Raúl Alarcón;
3º - António Carvalho

- Geral das Metas Volantes
 1º - Raúl Alarcón.

Esta retumbante vitória, como tal, merece ficar registada devidamente, conforme a sequência de imagens que se publicam ao longo desta crónica registadora de triunfo tão apreciado. Perante entusiasmo público de adeptos da modalidade e apoiantes portistas, tal como as imagens documentam – retiradas, com a devida vénia, de variadas páginas da Internet, desde sítios do JN, mesmo da página da equipa W52-FC Porto-Porto Canal e até da Federação Portuguesa de Ciclismo.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O regresso ao ciclismo do Futebol Clube do Porto vai trazer muitos benefícios ao Clube, dado que é uma modalidade com muita implantação popular. Para além disso o ciclismo é historicamente muito rico em vitórias na História do FCP e criou um manancial de heróis que os seguidores do emblema azul e branco idolatravam. O FC do Porto é grande, e o ciclismo vai contribuir para essa grandeza levando a todo o país e ao estrangeiro a raça e a identidade única do nosso glorioso Clube.

    Excelente reportagem.

    DRAGÃO, SEMPRE!


    DRAGÃO, SEMPRE.

    ResponderEliminar