Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Memórias de futebol portista em tempo de férias…


Durante o defeso do futebol competitivo, ao nível de clubes, escasseiam certezas até ao aproximar do regresso ao trabalho. Enquanto perdura expetativa quanto ao futuro, quando ainda não rola a bola no relvado, durante o período de férias dos futebolistas e azáfama dos responsáveis diretivos e técnicos no planeamento e constituição da equipa, mais resolução de assuntos diversos. Até que chega o período da pré-época, com o início dos treinos e preparação inerente.


Se na atualidade o regresso da bola ao convívio público já se dá com notícias constantes a encher jornais diários e programas televisivos quase a toda a hora, antigamente tudo era diferente e pouco se sabia com antecedência, além do que vinha nos jornais desportivos, de publicação normalmente em dois ou três dias por semana. Restando as escassas fotografias dos treinos a deixar perceber algum vislumbre do que poderia vir a acontecer, nesse período de esperanças renovadas.


Olhando a essas eras, como numa vista de olhos por tempos que lá vão, juntamos algumas imagens da fase de preparação, quanto ao futuro de então, agora já há muito passado. Recordando futebolistas do Porto que compunham o plantel e outros que subiam nessa ocasião ao plantel principal. Através de imagens de arquivo pessoal, do autor destas regras historiadoras, cujas legendas e anotações alargam o campo de visão por fisionomias dos jogadores do FC Porto de finais dos anos sessentas, como que a fazer mexer o tempo por meio de imagens coevas à época.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário