Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Regresso do Futebol Azul e Branco - Início dos Trabalhos para a nova época!


Aí está o futebol do F C Porto de volta, prestes a iniciar nova caminhada com horizonte numa época desportiva à altura da grandiosidade portista. Dando-se o regresso do pessoal do futebol do clube ao terreno dos treinos, após o período de férias.


Arrancam então na manhã desta terça feira, 28 de Junho, os trabalhos de preparação do futebol portista com vista à próxima época, para os futebolistas que estiveram de férias, com exceção dos que andaram ou ainda se encontram em atividade prolongada, ao serviço das suas seleções. Sendo neste final do mês de Junho o primeiro dia da nova temporada, com a chegada dos futebolistas do plantel das equipas A e B do FC Porto, na apresentação interna do grupo ao novo treinador mais sua equipa técnica e vice-versa, em autêntica primeira reunião conjunta de todos os respetivos elementos responsáveis diretivos, técnicos e atletas. 

O que traz à memória outros tempos, no decurso da vida entretanto já vivida.

É então nesta época de encerramento dos santos populares, em plena véspera das festividade de S. Pedro, que se dá o salto à fogueira do calendário futebolístico, visando a próxima época de 2016/2017, com o pontapé de saída para as afinações na oficina do centro do Olival e extensivamente do estádio do Dragão.

Como o ato merecerá certamente muitas e boas reportagens na comunicação social, além de espaços de opinião e partilha entre adeptos, não nos debruçamos propriamente sobre este início da pré-época, apenas se anota a ocorrência, como marcação inicial desta mesma campanha em que depositamos naturais esperanças. Dando para recordar outros tempos, a propósito. Com confiança no sucesso do novo treinador, como homem conhecedor da casa, tido como portista e apaixonado pelo futebol.


Com certa fé que com Nuno a timoneiro da equipa do FC Porto possa haver algo parecido com outros bons tempos, neste também seu regresso, recordamos um primeiro dia de trabalhos da então chamada “Oficina das Antas”, quando ainda acontecia haver apresentação ao público no primeiro dia. Servindo para o efeito algumas imagens reportadas de páginas da revista Dragões do início do verão desse ano, mais uma particular captada na ocasião, em que o autor destas linhas também marcou presença para ver in loco tudo o que se podia ver nesse dia do regresso do futebol portista – no já distante tempo estival de 1996, aquando da chegada de Jardel e começo do trabalho de Oliveira, entre outras circunstâncias que deram bom resultado na correspondente campanha de 1996/97…


Algo que agora se passa de maneira diferente, a começar pelo local do centro de treinos e tudo o mais, a que podemos presenciar mais à distância por meio da reportagem que o Porto Canal fará durante a manhã. Ficando a apresentação pública para o já habitual dia da apresentação no estádio, daqui a tempos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. O início da época desportiva gera sempre grande expectativa no seio da falange portista (como na generalidade dos clubes de maior dimensão) mas a temporada que hoje se inicia ganha foros de alguma ansiedade para os apaixonados adeptos do Futebol Clube do Porto. Com efeito um Clube da projeção do nosso não consente que viva mais um ano sem conquistar um título importante na modalidade mais representativa, nesta caso o futebol. O Nuno Espírito Santo (e a sua equipa) terá pela frente uma tarefa gigantesca para colocar o campeão na rota certa com vista a recuperar o estatuto de primeiro de Portugal e um nome a respeitar na Europa. Sendo "homem da casa" tem espírito de Dragão e, pelo que já demonstrou desde que enveredou pela carreira de treinador, possui capacidade de liderança e bagagem técnica para lutar pelo sucesso. Penso que temos muita e excelente matéria prima, condições excecionais para os jogadores evoluírem e uma massa adepta apaixonada que vive com o Clube no coração.

    Força, Nuno. Vamos a eles!

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Espero que seja o Nuno Espírito Santo a trazer de volta a mística portista que tem estado ausente há tempo demais. Sendo um homem da casa, que ainda por cima esteve no Dragão em tempos dourados, acredito que isso possa acontecer.
    Um pouco como a aposta no André Villas Boas há uns anos atrás, que trouxe (ainda que por pouco tempo) de volta um pouco das vitórias "Mourinhistas".

    Que aconteça agora o mesmo com o Nuno! O FCPorto já não é campeão há tempo demais!

    ResponderEliminar