Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Trigésimo aniversário da 1ª Taça dos Campeões conquistada pelo FC Porto


Ecoa nos ares algo dos sons da festa final do tempo dos santos populares, em véspera da tradicional festividade anual invocada em honra de S. Pedro, tão própria da devoção tradicional e no norte do país com pontos famosos nas festas da Afurada, no litoral do concelho de Gaia, tal como na Póvoa de Varzim e em Felgueiras, entre mais localidades – honrando o santo pedra angular da Igreja que, afinal, como se constata, não é só patrono de pescadores, entrando sua devoção pelo interior do país (como acontece em território felgueirense, no monte de Santa Quitéria, onde existiu antiga ermida que lhe era dedicada, como constava já na Corografia do Padre Carvalho da Costa, no século XVIII).

E em plena chegada do S. Pedro, quando em certos lugares há tradições arreigadas na memória popular, deu-se há três décadas um acontecimento que também ficou na memória coletiva do universo portista, como foi a conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo FC Porto. Dessa vez primeira em hóquei em patins, antecedendo a do futebol que se seguiu volvido um ano, em 1987. E as que se sucederam, anos depois, quer no hóquei também, como em futebol.

O Hóquei Portista tinha já valioso currículo, que então ficou mais enriquecido - como registou o JN em caderno especial, nesse mesmo ano.


Ora, com efeito, no dia 28 de Junho de 1986 o FC Porto conseguiu vencer a Taça dos Campeões Europeus de Hóquei, ao triunfar no ambiente quase infernal de Novara, em Itália. Numa sensacional reviravolta do marcador que levou ao resultado final de 7-5 a favor do FC Porto, sob o comando do treinador Cristiano, que no banco teve a seu lado o Presidente Nuno Pinto da Costa a incentivar todo o mundo do hóquei patinado portista. E com uma alegria muito própria, os hoquistas azuis e brancos ergueram então a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus que veio para o seio do clube azul e branco.

Faz agora 30 anos que isso aconteceu. E merece ser sempre lembrado.


De tão memorável jornada, assinalando tal feito inesquecível, recordamos o sucedido, na própria data desta efeméride, através da capa da revista Dragões alusiva, acrescentando (porque de outras oportunidades já revimos as correspondentes páginas da revista do clube) mais alguns recortes das coevas reportagens dos jornais desportivos Gazeta dos Desportos (ao tempo ainda existente) e A Bola (jornais na época ainda não diários).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O Hoquei em Patins tem dado ao Futebol Clube do Porto muitas páginas de glória. É uma modalidade muito acarinhada pelos portistas como está provado no apoio que à equipa vem sendo dado no Dragão Caixa. Edu Boch, que pôs fim à ligação com o Clube depois de 16 anos de triunfos, vai constar da História do FC Porto como figura de relevo, tal como Cristiano, extraordinário jogador e treinador na primeira grande conquista que foi a Taça dos Campeões Europeus. Nunca tão pouco fizeram tanto e tão bem.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar