Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Já rola o Europeu de hóquei em patins. Com possibilidades de mais campeões lusos…!


Agora que Portugal finalmente ganhou o título maior europeu de futebol sénior, depois de há muito ter vindo para Portugal um outro de seleções militares e nos escalões jovens de futebol já terem sido conquistados vários, assim como no hóquei em patins, anteriormente, também… nova possibilidade se depara nesta semana de 11 a 16 de Julho, com a realização de mais um Campeonato da Europa de hóquei patinado. Prova que decorre na zona do centro do país, em Oliveira de Azeméis, em plena Beira Litoral.


Nesta hora de vitória futebolística, entretanto e enquanto na comunicação desfilam histórias que até incluem uma treinadora mental e forças psicológicas de que se sabe o resultado depois de consumado, é tempo de virar agulhas para passar ao trilho do desporto jogado sobre patins, modalidade que há muitos anos tem somado títulos internacionais para o enchimento da mente portuguesa. Sendo assim ocasião de, com antecedência, afiançarmos estar confiantes que os jogadores da seleção de hóquei vão triunfar.


Assim, manifestamos aqui que estamos com a seleção portuguesa de hóquei, rolando mentalmente com os hoquistas que vestem a camisola das quinas no rinque de Oliveira de Azeméis. Confiando que a vitória será nossa, de todos nós, portugueses.


Estamos assim com Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Rafa, Nelson Filipe, Reinaldo Ventura, Ângelo Girão, Diogo Rafael, João Rodrigues, Henrique Magalhães e Ricardo Barreiros. Mesmo sem o mediatismo informático que seria devido na comunicação social, à falta de espaços jornalísticos e programas informativos em doses bastantes, salvo as transmissões televisivas da RTP1 para os jogos da seleção portuguesa e o acompanhamento do Porto Canal com um diário ("Nas 4  Linhas") e reportagens noticiosas. Dando-se aqui atenção a isto, não fora esta modalidade ser a que mais títulos coletivos internacionais tem dado a Portugal.

= X =

Estando na memória ainda a última vitória portuguesa em Oliveira de Azeméis, no Mundial de 2003, com sentido na cabeça da terra oliveirense ser talismã do hóquei; e como Portugal se estreou em vitórias do género num campeonato que serviu dois em um ou vice versa, englobando então as duas categorias de provas internacionais mais prestigiadas da modalidade; recordamos, por fim, o início desta saga que tem sido o palmarés hoquístico nacional com um vislubre do livro "Selecção-Orgulho de Portugal", de Amadeu José de Freitas, aludindo ao caso. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Depois dos Sub 15 do FC Porto/Dragon Force se terem sagrado campeões nacionais, ao vencerem no jogo decisivo o Benfica por 3-1 e com uma formação interessante (salientando-se o jovem guarda-redes filho do Edo e um columbiano goleador, entre outros), começou o Europeu de seleções seniores da melhor maneira. No primeiro jogo Portugal goleou a Suíça por 8-0. Amanhá segue-se a Espanha, em jogo ainda de apuramento do grupo respetivo e depois se verá o futuro.
    ARMANDO PINTO

    ResponderEliminar