Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 9 de julho de 2016

Momentos Épicos das seleções representativas do futebol português


Portugal está na final do Campeonato da Europa das seleções nacionais do velho continente. Atingindo assim ponto cimeiro do Europeu de futebol, vulgo Euro/2016, da montra do desporto-rei.  

Neste patamar, antes da consumação do anseio duma seleção portuguesa de futebol sénior atingir o título europeu, fazemos aqui uma espécie de retrospetiva por momentos altos do futebol português ao nível de seleções escolhidas em cada ocasião respetiva, apenas no âmbito das seleções A.


Assim sendo, além de títulos europeus entretanto já alcançados em seleções diferentes e diversas, primeiro em 1958 através da seleção Militar, capitaneada por Hernâni, e, na qual, além do General do futebol português, tiveram papel importante uns Miguel Arcanjo, Coluna, Barbosa e cª; bem como depois em 1961 com a seleção júnior treinada por Pedroto e em que sobressaíam uns Serafim, Simões, Rui e alguns mais; tal qual ficaram marcados os títulos de Riade e seguintes, ainda de fresco, em camadas jovens, não houve de permeio possibilidade de Portugal ter conseguido um título de campeão europeu pela seleção A. Mas sendo isso algo de que há agora forte hipótese de, finalmente, ser alcançado, com este tão desejado campeonato, prestes a concluir-se.  


Com esse desiderato na ideia, recordamos em imagens alguns momentos épicos entretanto já decorridos, desde a primeira Seleção, mais a que esteve nos jogos olímpicos de Amesterdão de 1928, a Seleção portuguesa do Apuramento para o Mundial de 1966 e depois da fase final do Mundial 66, a seguinte da campanha europeia imediata, mais a discutida representação na Mini-Copa do Brasil, até ao Euro 2004 disputado em Portugal. Numa rapsódia alusiva, com fé que, como poetou Pessoa, e passando além do Bojador que tem sido a política sulista, ainda se possa cumprir a alma portuguesa.


Eis então, na esperança do que advirá aí do França-Portugal da final deste Euro de 2016, este domingo, a perene vontade de desforra do Euro/84, do tempo dos Patrícios…


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário