Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de agosto de 2016

Gustavo Veloso, do W52/FC Porto/Porto Canal, triunfa no 75º Circuito da Malveira


Gustavo Cesar Veloso é o vencedor do 75º Circuito da Malveira. O ciclista do W52/FC Porto/Porto Canal foi o mais forte este domingo, deixando nas restantes posições do pódio Valter Pereira, do Sporting/Tavira e Jesus Corrochano, do Burgos BH, ambos a 12 segundos.

Ora, o chefe de fila do FC Porto, anteriormente vencedor de duas edições da Volta portuguesa ainda antes do regresso do FC Porto ao ciclismo e depois desta época lhe ter sido algo azarada devido a um acidente provocador de lesões que obrigaram a tempo de recuperação durante a temporada, até que na Volta deste ano ficou em 2º lugar logo atrás do colega de equipa Rui Vinhas, conseguiu finalmente sair vencedor final duma prova com a camisola do FC Porto, sendo o primeiro a cortar a meta como triunfador do Circuito da Malveira, uma das provas mais tradicionais do ciclismo nacional, desta vez na sua 75ª edição.

Corrida esta organizada pelo Clube Atlético da Malveira, com um passado de grande importância, o Circuito da Malveira é o circuito mais prestigiante de todos quantos se disputam no nosso país, mantendo uma tradição de longos anos, desde 1937, em cujo rol das 75 edições decorridas, em mais anos somados devido a interrupções acontecidas, o F C Porto inscreveu o nome por cinco vezes com ciclistas vencedores envergando camisolas azuis e brancas do clube. Tal como foi em 1952 por Onofre Tavares, em 1965 Albino Alves, em 1979 Venceslau Fernandes, em 1980 José Amaro e agora em 2016 Gustavo Veloso.


Nesta fase de realizações de circuitos, teve então lugar a famosa corrida da Malveira, de 35 voltas num percurso total de 45,5 km. Ao longo de cujas voltas pelo circuito Gustavo Veloso comandou um grupo adiantado de fugitivos e acabou vencedor. Veloso mostrou-se o mais forte em todas as frentes, vencendo até o maior número de voltas na frente da corrida, precisamente 18, e somando também o prémio da volta mais rápida, mais a classificação da montanha. Nas derradeiras 3 voltas, já nenhum dos companheiros de fuga conseguiu manter-se ao lado de Veloso, que deu um grande espetáculo de ciclismo com sua grande qualidade.


Gustavo Veloso agarrou a vitória em arranque solitário, deixando a 12 segundos atrás Valter Pereira e Jesus Del Pino, seguindo-se a 17 s António Barbio e a 21 s André Ramalho. Por equipas, a W52/FC Porto impôs-se mais uma vez no plano coletivo, à imagem da superioridade vincada em toda a temporada, seguida desta feita pela equipa espanhola Burgos BH e da portuguesa Sporting/Tavira.

Armando Pinto

(Obs.: Fotos da Internet)
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário