Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

No regresso do futebol à atualidade da paixão portista


Aí está o futebol na sua expressão a regressar ao nosso convívio, passado o tempo de defeso futebolístico. Neste tempo em que o Portismo foi bem tocado para a frente diante dos momentos vividos com os ciclistas que vestem a camisola com as cores e símbolo do FC Porto, no retorno do ciclismo ao seio do mundo azul e branco. Além de ter havido ténue presença portista no Europeu de futebol (coisa que leva a que as seleções oficiais não mexam muito com quem se sente) e mais ainda perante a prestação portuguesa através da equipa de futebol que está nos Jogos Olímpicos no Brasil, cuja formação, a que clubes como o Benfica e Sporting negaram jogadores, tem feito uma belíssima campanha com diversos futebolistas do FC Porto, desde um da equipa principal, outro também sénior mas de situação ainda indefinida, a outros da equipa B e até um júnior…

Isso e mais, de permeio com o labor da reorganização que Nuno Espírito Santo e sua equipa técnica vêm desenvolvendo e se augura venha a dar frutos, de novo à Porto.


Enquanto isso, está então o futebol a reaparecer oficialmente, com o campeonato prestes a ter o pontapé de saída precisamente com o primeiro jogo do FC Porto, em Vila do Conde diante do difícil Rio Ave no seu reduto e a equipa portista ainda a acertar o passo.

Ora, nos preliminares desta nova época futebolística nacional, tendo ocorrido no passado sábado a apresentação oficial do plantel que compõe a equipa principal do FC Porto, registamos o início da nova temporada com uma sequência de imagens reportadas a essa ocorrência sempre apreciável. Acrescido do facto de o autor destas linhas ter tido por vizinhos de cadeiras da bancada alguns andebolistas do FC Porto, facto logo agarrado por um sobrinho do autor para se colar a eles em imagens, conforme se registou na ocasião (em “selfies”, de poses, não de telemóvel mas de máquina fotográfica).

Disso tudo, eis alguns instantâneos, por quanto se espera e anseia pelo futebol do FC Porto. Na prática de Portismo – como foi sábado, entrado a gosto, no mundo do futebol portista e em plena casa do Dragão, na apresentação do plantel portista para 2016/2017.

Onde, connosco, estiveram 46.110 Portistas a puxar pela equipa do FC Porto!


Observação: O FC Porto está mesmo a precisar de voltar aos bons tempos. Desde a confiança necessária, até ao empenho e valor, tão precisos. Mas passando também por pormenores, como se nota na pose fotográfica da equipa, atualmente seguindo modas externas. Fica muito mal, ou pelo menos nada bem, colocarem-se quase derreados, todos a monte e vergando a cerviz… 


- Porque não voltar ao tradicional modo de os futebolistas que se colocam em primeiro plano porem o joelho no relvado, ou de cócoras como era antigamente, para não esconderem os que ficam de pé, formando um quadro em forma clássica?!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário