Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Balbino – 2º futebolista Internacional do FC Porto


Porque aos adeptos Dragões que dão apreço à Memória Portista convirá todo o conhecimento possível sobre a história do FC Porto, apraz registar mais factos de tempos em que a existência do grande clube azul e branco ganhou consistência. Tal o caso concreto do segundo internacional de futebol da agremiação das cores azuis e brancas. Um campeão do FC Porto, integrante da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, a pioneira prova titular do futebol português.


Na calha de mais uma “Efeméride do Dia”, recordamos agora que nesta data, há muitos anos, «José Balbino da Silva tornou-se o segundo jogador do FC Porto a jogar pela seleção nacional. Foi a 16 de dezembro de 1923, num jogo frente a Espanha.

Balbino foi um avançado importante no FC Porto nos anos 20 do século passado, tendo estado nos primeiros títulos nacionais do nosso clube, os dois campeonatos de Portugal ganhos nessa altura em que o futebol fazia o seu caminho para se tornar no desporto preferido dos adeptos.» (Como regista a carta das notícias diárias do clube, como se pode denominar a espécie de boletim informático, ao género de comunicação da entidade FC Porto, de nome Dragões Diário).

A propósito, pois nunca é demais vincar a história verídica, Balbino foi o segundo dos que ao tempo jogavam pelo FC Porto, apenas porque, entretanto, outros bons valores do clube da Constituição, por essas épocas, eram preteridos em relação a outros dos clubes de Lisboa, como foram os casos do guarda-redes Lino Moreira e do jogador de campo Tavares Bastos logo aquando do primeiro jogo da seleção (em que só jogou Artur Augusto, do FC Porto), como a própria imprensa portuense da época referiu.

Em homenagem a esse que assim acabou por ser o segundo futebolista do FC Porto que pôde vestir a camisola representativa de Portugal, relembramos a sua ficha da Galeria de Internacionais do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário