Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz 2017 !


Aos amigos e acompanhantes, leitores e comentadores, deste espaço informático de idealização e partilha histórico-literária portista:

- o autor deseja Bom Ano Novo, em  continuação de Boas Festas nesta quadra natalícia e ótimo ano de 2017. Com votos das melhores venturas para os anseios próprios, do mesmo denominador comum.  Enquanto desportivamente acabem as vergonhas que têm assentado arraiais, perante o favorecimento descarado do regime, para que deixe de compensar o mal e finalmente haja justiça dentro do fenómeno desportivo, sem manobras arbitrárias. E, assim sendo, haja na honestidade e honradez paz na terra aos homens de boa vontade!


Armando Pinto

4 comentários:

  1. Já o temos repetido.

    O presente blog é diferente (e muito) que todos os outros porque preserva a memória e ai de quem não tem memória.

    Daí "escolhe-lo" para contar um episódio (verdadeiro) para se avaliar essa falta de memória de pessoas que vegetam à volta do Clube por "escolha"...

    Há dias (muito pouco antes do dia 25 último) dirigimo-nos ao Museu, melhor, à sua entrada, num espaço dedicado ao... andebol (exposto temporariamente).

    À entrada encontrava-se una "pai natal" (markting) como chamariz promocional da Loja e com quem, e quem quisesse, tiravam fotos (chegamos a assistir a cenas caricatas em que queriam tirar fotos com "ela" e alguém iria correr chamar o fotógrafo...) mas o episódio não é esse.

    À saída "provocamos" diálogo com o Senhor Manuel Tavares (ex-director de O Jogo, ligado à comunicação do Clube) a quem, de forma irónica (assumimos) incutimos desejo que a exposta "mãe natal" trouxesse o regresso ao Clube, pelo menos, do atletismo (modalidade das origens do Clube, em 1906) e do voleibol.

    Apanhado de surpresa respondeu-nos, meio a titubear, algo do género: "para quê? para só competirmos com o benfica???).

    Ficamos perplexos... e respondemos-lhe de pronto: "sim? e no ciclismo? com quem competimos?".

    É um episódio e uma história verdadeira e que dá para pensar como se gere desportivamente no momento o Clube porque não é dito por uma pessoa qualquer e por um... director que também deve ser principescamente remunerado!

    Gostaríamos que refletisse este episódio. Alguém que, sabemos (está por demais demonstrado) preservar a memória do Clube não se chamasse este MEMÓRIA PORTISTA.

    De forma educada agradecemos...

    ResponderEliminar
  2. Viva. Não é necessário repetir tudo o que temos dito. Desta vez, como mais de uma das vezes, publicamos o comentário, por não ser ofensivo, em nossa ótica também, mas mais pelo caricato da situação, a ser verdade. E por outro lado, ainda, porque desta forma o sr. Manuel Tavares (se não ler, pode eventualmente ter conhecimento por alguém, e assim) poder dizer de sua justiça, se lhe aprouver. Caso que, extensivamente, pode dar para melhor confirmação do amigo que nunca se quer identificar (cujo portismo, patente na sua demonstração, aqui já lhe afirmamos e repetimos, admirar), mas assim pode ser reconhecido por quem contactou no caso.
    Posto, isto, votos de continuação de bom ano 2017, para todos nós que temos o FC Porto como algo especial.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. "... pelo caricato da situação, a ser verdade".

    Se não fosse verdade nos sentiríamos como que um génio da invenção (imaginação)...

    Então ainda vamos dizer mais... se não se importa.

    Nesse diálogo (em que ressaltamos a questão do voleibol) falamos da extinção do atletismo e o senhor Manuel Tavares até desconhecia tal facto, o que quer dizer que, inclusive, desconhece a inexistência do atletismo no Clube.

    Falou de orçamentos (como que a justificar extinções)e nós, de forma "provocatória" (assumimos), sensibilizamo-lo a fazer contas de quanto usufruem os senhores administradores da sad considerando (nós) que metade daria para "sustentar" aquelas duas modalidades.

    Sem que antes não deixasse de referir que nas Assembleias Gerais já têm colocado estas e outras questões, o senhor Manuel Tavares cumprimentou-nos e entrou num elevador que existe junto ao Museu.

    Elevador (o outro, dissemos-lhe também) que foi "bandeira" de recandidatura ao contrário do também prometido "túnel" para colocar milhares de troféus que estão encaixotados algures...

    Sorriu, e liberto de nos "aturar", seguiu o seu caminho!!!

    Nós, anónimo mas verdadeiro (e... educado) não mentimos e muito menos somos ofensivos!

    Sim! Sabemos que expondo este episódio o mesmo passaria a ser público! Sem receio, todavia, porque... verdadeiro.

    Admiramo-nos foi que não tivesse comentado (mesmo podendo duvidar...) pelo menos os conceitos competitivos que o senhor Manuel Tavares "justificou" para não existir a modalidade de voleibol... Pelo menos uma opinião, sabendo nós ser um defensor das modalidades desde sempre...

    Retribui-mos os votos expressos não sendo necessário referir o FC Porto porque, como faz parte da nossa vida, subentende-se.

    O portismo que se demonstra não se agradece... absolve-se!


    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Ok... Sem emitir opinião, que não sentimos necessidade disso. O que tenho publicado fala por si (por mim entenda-se). Mesmo porque não critico os vencimentos de quem se dedicar por inteiro ao clube, sabendo-se que em todos os clubes com SADs acontece o mesmo, não sendo exclusivo de cá. Agora passemos adiante, ok. Abraço.
    AP

    ResponderEliminar