Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Vida de Artur de Sousa “Pinga”


« Decorria o ano de 1938 quando o madeirense Artur de Sousa “Pinga”, grande referência ofensiva da equipa portista da época, rejeitou a 27 de Dezembro uma oferta “gorda” para se mudar para o Vasco da Gama (Brasil). O avançado, que haveria de conhecer apenas dois clubes na carreira (pois além do FC Porto só jogou no Marítimo) disse não a 30 contos de luvas (cerca de 150 euros na moeda atual) e mil escudos (cerca de cinco euros) de ordenado, continuando a viver entre Águeda e o Porto. Como jogador, a bonita história de azul e branco terminou com uns notáveis 146 golos marcados em 221 jogos que fazem do já falecido “Pinga” um dos mais eficazes artilheiros ao serviço do nosso clube.»


Assim refere a página informática Dragões Diário (no texto acima reproduzido, com a devida vénia), evocando este ícone futebolístico portista, madeirense e nacional. Fazendo lembrar quão interessante é recordar sua biografia, conforme há já uns anos bons veio transcrita no jornal O Porto, em respigos dum livro sobre a carreira desportiva de Pinga - o símbolo portista que noutros tempos foi até nome do antigo galardão do clube, antecessor do atual trofeu Dragão de Ouro.


Assim sendo, para aqui transpomos recortes dessa peça antiga, em fascículos ao longo de alguns dias, por artigos a postar separadamente.

Eis o início:


( Clicar sobre as imagens e digitalizações, para ampliar )))
Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário