Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Recordação da Despedida do Estádio das Antas


Estávamos em Janeiro de 2004 e era um sábado. Depois de em Novembro anterior haver tido lugar a inauguração o estádio do Dragão, e de entretanto o relvado das Antas ter dado tempo ao novo tapete do então vizinho ganhar alguma consolidação, disputava-se no velhinho estádio das Antas o jogo que seria o último nesse cenário de tantas recordações. Foi a 24 de Janeiro de 2004, em jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, cujo resultado viria ser favorável à equipa da casa por 2-0, com um bis de McCarthy, que assim se tornou o marcador do último golo nas Antas.


Num sábado frio e chuvoso, cuja meteorologia durante o jogo deu tréguas para se ouvir um novo cântico de forte simbolismo com que, além da última coreografia, a claque dos Superdragões assinalavam o misto sentimental da mudança de casa, lá dentro de campo o esquadrão do FC Porto orientado por Mourinho bateu o Estrela da Amadora por suficiente dois a zero.


(Cerca de um mês e meio depois - a 8 de Março - o estádio começou a ser demolido, porque então já havia o Dragão com relvado melhor preparado para ficar como reduto oficial dos Dragões.)

Desse encontro inesquecível, de 24 de Janeiro de 2004, guardou o autor destas linhas o bilhete, como recordação pessoal do último jogo no estádio das Antas, da presença na histórica despedida.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário