Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

O Porto é "Fixe"! Grande e importantíssima vitória sobre o Sporting de Lisboa em futebol, põe o país desportivo mais verdadeiro!


O FC Porto venceu categoricamente o Sporting na noite deste primeiro sábado de fevereiro, de início ao tempo de fevereiradas, as tradicionais “febreiradas” de chuva abundante. Com um autêntico banho de bola, como se costuma dizer, a condizer com esta época chuvosa.


Pois é. O Porto vence o Sporting, diante duma boa exibição da equipa principal do futebol portista, na estreia de Tiquinho Soares com a camisola azul e branca e logo como autor dos dois golos da turma portista, numa boa prestação de toda a equipa, mais uma portentosa exibição de Iker Casillas, que segurou a vitória.


Com uma vitória assim e pelo protagonismo de Soares, pode-se mesmo dizer, pegando num conhecido slogan relacionado com o nome (…), que, com todos os que jogaram e todos os que participaram na energia desta vitória, desde os responsáveis técnicos aos apoiantes, o FC Porto é fixe… mesmo! Fixe [fiche] e fixo, sempre grande.


Felizmente correu bem, como se diz. Porque dias antes podia ter sido dado internamente um abalo na moral dos adeptos apoiantes, perante a dispensa de Kelvin a escassas horas, por assim dizer, de tão importante jogo como era este “clássico” no Dragão. Não pelo empréstimo, embora sem que mais uma vez haja sido dado grande tempo para o Kelvin se voltar a mostrar por cá, mas sobretudo por ser uma contrariedade, no momento em que foi, para a moral que a presença desse referencial já estava a dar, na perspetiva da força do tal famoso e inesquecível minuto 92. Felizmente, repete-se, tudo acabou bem e agora há que olhar em frente, sem contudo perder o norte, como quem diz, com noção de que se antes nem tudo estava mal, também agora não estará tudo bem. Há que ter cabeça, muita vontade, força conjunta e muita confiança no futuro.


Para já temos de continuar a contar com o contra das arbitragens, como se viu neste jogo em que foi negado ao Porto mais um penalti (não tendo nada a ver quanto ao que foi pedido da outra parte, sabendo que a lei protege os braços à frente do corpo, conforme ainda recente apreciação dos poderes da arbitragem sobre outro acaso). Enquanto, ainda neste jogo, foram também perdoadas duas expulsões de jogadores da equipa adversária, pelo menos, além de ter sido permitido os sportinguistas abusarem de dureza, talvez não por serem quem eram e são, mas por interessar a outrem outro resultado…

Assim sendo tem de continuar a haver muita união da família portista, porque o sistema da treta continuará a tentar tudo, sem olhar a meios, para tentar dar colo a um possível tetra… de quem nunca conseguiu isso.  


Estamos a chegar à frente, o que vai causar tempestade por estes tempos de inverno também no sistema futebolístico nacional. Obrigando a redobrada atenção e a fazer das tripas coração, com garra, como se já vê a equipa orientada pelo Nuno colocar em campo, a pontos que até o Brahimi soube defender e lutou bem, desta vez, a desdobrar colegas até, como exemplo de que começamos a ter mais jogadores à Porto, na linha de Danilo e outros. E com Casillas em grande, a dizer que temos um guarda-redes de grande categoria.


Para já está porreiro o campeonato. Como foi boa esta vitória, importantíssima por tudo e mais alguma coisa…!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Defesa de "El Santo" Casillas corre mundo: "De outro planeta"
    Imprensa internacional rendida ao momento do guarda-redes do FC Porto diante do Sporting.

    Iker Casillas foi, a par de Soares, o grande herói da vitória do FC Porto diante do Sporting, por 2-1, ao salvar, já depois dos 90 minutos, um cabeceamento de Sebastián Coates que levava selo de golo.

    O fantástico momento do guarda-redes dos dragões já corre um pouco por todo o mundo, em especial no seu país-natal. O jornal espanhol As fala de uma estirada “incrível” de “El Santo” Casillas. A Marca refere que “voltou o melhor Iker”, ao passo que o Mundo Deportivo destaca “um espetacular Casillas que faz líder o FC Porto”.

    Até do outro lado do Atlântico o internacional espanhol mereceu destaque. O portal brasileiro UOL Esporte questiona “Saudades, Real?” e a mexicana Univision Deportes compara a defesa de Casillas à de Ochoa a Neymar, no Mundial de 2014.

    A ESPN mexicana escreve que “Casillas salvou o triunfo do FC Porto”, a edição sul-americana do portal Goal fala de um momento “de outro planeta” e até a norte-americana FOX Sports refere que foi de “deixar de queixo caído”.

    ResponderEliminar
  2. Dragões Diário escreve

    É incontornável, Soares é fixe. O avançado teve uma estreia de sonho, com dois golos na vitória no clássico com o Sporting, resultado que deixa o FC Porto na frente do campeonato à condição e o rival de ontem a nove pontos de distância. Casillas também é fixe, com uma extraordinária defesa nos descontos a impedir o empate - o guarda-redes tem uma carreira cheia de "defesas impossíveis", mas esta seguramente que merecerá ser recordada.

    De resto, toda a equipa esteve muito bem num jogo em que a vantagem madrugadora obrigou a jogar menos com a bola, mas em que todos os 14 jogadores podem sentir a missão cumprida. Faltou arte, mas sobrou energia e vontade, ingredientes fundamentais para quem quer ser feliz, Faltam 14 jogos e estes três meses e meio vão ser muito exigentes, mas o FC Porto está na luta e com determinação para chegar à meta na frente.

    Nuno Espírito Santo destacou a conquista dos três pontos, determinantes para o futuro imediato da equipa: "Sabíamos que tínhamos de ganhar, era fundamental. Conseguimos os três pontos, não foi um jogo brilhante, houve muitas faltas, mas conseguimos o objetivo principal". O treinador fez ainda questão de agradecer o apoio dos adeptos: " É o apoio do Dragão que nos mantém no jogo e faz os jogadores trabalhar como trabalharam".

    Soares acabou por ser a grande figura da noite, o que classificou como um "momento único", ele que foi eleito pelos adeptos como MVP do jogo, enquanto Danilo considerou que valeu a pena "sofrer". Maxi, por fim, destacou o "grande esforço" da equipa.


    ResponderEliminar