Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Gustavo Veloso vencedor isolado da Clássica da Primavera/2017 na Póvoa de Varzim


Dando já um ar de sua graça, o categorizado ciclista Gustavo Veloso triunfou categoricamente na “Clássica da Primavera”, levando ao rubro a assistência presente junto à meta, perante a visão duma camisola da equipa de ciclismo do FC Porto passar no corpo do ciclista primeiro a ultrapassar o risco final, sob o pórtico da meta, na cidade da Póvoa de Varzim.


Como o ciclismo é uma modalidade em que não há árbitros a fechar os olhos a penaltis cometidos por equipas dos clubes adversários do FC Porto, ainda vai havendo verdade desportiva a dar ao pedal, através da classe dos melhores.


Efetivamente, o galego Gustavo César Veloso, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, ganhou este domingo na Póvoa de Varzim a 21.ª edição da Clássica da Primavera, corrida com 147 quilómetros de percurso, perante ambiente primaveril anunciador da Primavera prestes a chegar, também. Tendo a parte decisiva da prova sido discutida entre um numeroso grupo de fugitivos, aos quais Veloso se escapou por fim.


A prova poveira, com sete subidas ao Monte de S. Félix, em curta mas difícil subida de piso empedrado, acabou por ter ficado decidida em terreno plano. Como o vencedor referiu, no final: «Vínhamos numa fuga numerosa em que havia equipas com mais elementos do que nós. Por isso, tentamos endurecer desde longe, para partir o grupo, de maneira a que o jogo de equipa não fosse tão importante. Ficamos três homens na frente e, na parte plana, ganhei uns metros e consegui ganhar. Ainda não estou no meu máximo, mas sinto-me melhor do que no ano passado por esta altura», nas palavras de Gustavo. Que antes, durante o percurso, aproveitou a marcação entre os adversários e as suas equipas para se isolar e vencer ao fim de 3 horas, mais 38 minutos e 36 segundos de tempo total de corrida. O segundo classificado foi o colombiano Omar Mendoza, da Equipo Bolivia, a 51 segundos, enquanto com a mesma diferença ficou em terceiro Domingos Gonçalves, da RP-Boavista.


Além do triunfo individual, Gustavo César Veloso também ganhou a classificação do Prémio da Montanha e contribuiu para o triunfo coletivo da W52-FC Porto, tendo o FC Porto vencido por equipas igualmente.


No fim de contas Gustavo Veloso, natural chefe de fila da equipa portista, começa assim esta época em bom andamento e a dar alegrias aos admiradores do ciclismo portista. Havendo sido bem acompanhado por toda a equipa que, desta vez, ainda classificou mais dois ciclistas nos primeiros lugares.


Classificação final:
1.º - Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 3h38m36s
2.º - Omar Mendoza (Equipo Bolivia), a 51s
3.º - Domingos Gonçalves (RP-Boavista), mt
4.º - Alejandro Marque (Sporting-Tavira), a 1m19s
5.º - César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), a 1m39s
6.º - Daniel Mestre (Efapel), a 3m14s
7.º - Samuel Caldeira (W52-FC Porto), mt
8.º - Daniel Freitas (W52-FC Porto), mt
15º - Ángel Sánchez +3:24
21º - Juan Ignacio Perez Martin - Ciclista +3:58
26º - João Rodrigues +4:00
32º - António Carvalho +4:00
40º - Jacobo Ucha +4:00
43º - Tiago Ferreira +5:54


Podio por equipas:
1º - W52/FC PORTO (PORTUGAL) - 11:02:16
2º - RP - BOAVISTA (PORT) - 11:03:10
3º - SPORTING / TAVIRA (PORT) - 11:03:41

Geral Montanha 
1º - Gustavo Veloso 
4º - Tiago Ferreira


Geral Metas Volantes 
4º - Gustavo Veloso


Em suma, havendo corrido sempre entre os mais rápidos desde início da prova, Veloso superiorizou-se aos restantes, tendo na última passagem (à 7ª contagem de montanha) pelo Monte de S. Félix, o ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor surpreendido tudo e todos ao subir em ritmo forte e acelerado de modo aos adversários ficarem sem resposta, obtendo seu primeiro triunfo da época, de forma a dar confiança para o resto do calendário da temporada.


É pois, então, Gustavo Veloso do FC Porto o grande vencedor da 21ª edição da Clássica da Primavera.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário