Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 18 de março de 2017

Portistas Abel Aquino e Soares dos Reis I estrelas duma efeméride


Abel Aquino é uma das grandes figuras da história do FC Porto. Foi jogador, treinador, seccionista, dirigente e tudo o que fosse preciso durante a primeira metade do século XX. Foi ele que formou muitos campeões, como criador das escolas de jogadores do nosso clube. Hoje é aqui recordado porque como mestre dos sete ofícios, em março de 1934 estreou-se pela seleção nacional de futebol como massagista. Mais precisamente no dia 11 desse marçagão.

Nesse mesmo jogo estreou-se também como guarda-redes principal da seleção nacional o então “Keaper” do FC Porto Manuel Soares dos Reis – a quem aqui dedicaremos proximamente um artigo próprio, com outro desenvolvimento. Em cuja prestação, com a camisola nº 1 das quinas, Soares dos Reis acabou por ser substituído devido a lesão sofrida (diante da rudeza dos adversários, como está referido na legenda da foto oval).  

Desse jogo, terminado com goleada à espanhola, então por 9-0 (tendo Soares dos Reis sofrido os três primeiros golos e seu suplente Amaro os restantes seis) juntamos imagens do início protocolar, mais uma página respeitante a uma crónica manuscrita do mesmo encontro e, por fim, a pose de conjunto da equipa, onde se vê Abel Aquino à esquerda, em pé, assim como no mesmo plano está Soares dos Reis em penúltima posição da direita. Sendo que, entre os selecionados desse tempo, na mesma equipa também estão os portistas Acácio Mesquita e Valdemar Mota, em pé (na 6ª  e 7ª posição, a partir da esquerda), o Nova (na 9ª posição do mesmo lado, ou seja em 4º a contar do lado direito, perto de Soares dos Reis), Alvaro Pereira, Avelino Martins (em baixo, 2º e 3º elementos a contar da esquerda) e Pinga na extrema, do lado direito), em primeiro plano.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário