Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Força Presidente! Rápidas melhoras, que continua a ser muito importante para nós e o FC Porto precisa de si em forma!


Logo pela manhã desta sexta-feira, ao ligar o computador para acesso a páginas de interesse noticioso, atual meio de nos mantermos melhor informados, saltou de imediato à atenção uma notícia sobre surpreendente internamento hospitalar do Presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa. Deparando-se então diante dos olhos que “ Pinto da Costa sofreu uma queda na madrugada desta sexta-feira e teve de ser encaminhado para o Hospital S. João, onde ficou internado, no Porto. O presidente dos dragões deu entrada na unidade hospitalar com três costelas partidas.” Acrescentando a notícia que “O FC Porto emitiu um comunicado em que garante que Pinto da Costa "está a recuperar bem e deverá ter alta em breve".

Ora, depois disso, nas redes sociais, como de costume, sucederam-se mensagens de apoio ao Presidente, por parte de muitos apoiantes portistas que, como é sabido, são maioritários na rede do facebook (o que até demonstra que o mito dos milhões de lampiões não passa de grãos de areia que sempre houve para atirar aos olhos de certas franjas públicas de "candeeiros"). Ao mesmo tempo que alguns adeptos contra o Porto apareceram com ditotes infelizes, na também já habitual mostra de que desdenham porque gostariam de ter, mas não têm, assim alguém no clube deles…  

Por não ser novidade surgirem momentos em que Pinto da Costa passa por dificuldades físicas, como tanta gente afinal, o caso nem seria de grande monta, não fosse o panorama de imediato levantado por certos quadrantes. Ficando nós a desejar um bom restabelecimento, confiantes na pujança desse Pinto da Costa que nos habituamos a ver forte diante de tudo e sobretudo no que tem feito à frente do FC Porto, desde já a esperar que depressa recupere e volte a marcar presença no comando dos destinos do FC Porto.


Enquanto isso, na certeza que Pinto da Costa depressa estará também e de novo fisicamente no ambiente portista, deixamos aqui algumas imagens de homenagem, apenas como tal. Sem repetições nem atualizações, vasculhando nos arcanos da memória alguns clichés fotográficos de seu passado como dirigente – quer como seccionista a marcar presença em atos da vida do clube, primeiro entre membros diretivos no hastear da bandeira diante da antiga sede, em dia festivo, bem como membro da antiga Assembleia Delegada e, depois, como diretor de modalidades a representar o clube na entrega de trofeus que o clube recebeu da Associação de Patinagem do Porto, na sua colaboração ao tempo do Presidente Afonso Pinto de Magalhães, entre exemplos de seu percurso diretivo. Porque Jorge Nuno Pinto da Costa tem uma longa vida dedicada ao serviço do FC Porto, antes e depois de ter assumido a presidência portista e irá continuar a ter.

- Saúde, Presidente!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Para maior tranquilidade dos Portistas e azar dos aziados adeptos adversários, a situação, segundo nota difundida ao final da tarde, é:
    "PRESIDENTE VAI “RECUPERAR NA TOTALIDADE”

    O Médico Nélson Puga esclareceu no Porto Canal que Pinto da Costa terá alta nos próximos dias

    Jorge Nuno Pinto da Costa está “bem, consciente, colaborante e bem-humorado” e irá “recuperar na totalidade” da queda que sofreu em casa esta quinta-feira e que lhe provocou a fratura de três costelas. Os esclarecimentos foram dados ao Porto Canal por Nélson Puga, médico do FC Porto, que acrescentou que o presidente dos Dragões terá alta nos próximos dias e irá depois cumprir “algumas semanas” de recuperação.

    “Como já é público, o presidente sofreu uma queda, foi assistido prontamente pelos familiares que estavam com ele e transportado para o Hospital de S. João, onde foi bem assistido. Esteve sempre acompanhado por mim, pelos seus familiares e por colegas que se disponibilizaram para ajudar no que fosse preciso”, declarou Nélson Puga.

    As sequelas da queda são “desconfortáveis”, apesar de “não serem graves”, o que justifica o internamento: “O regresso a casa vai fazer-se de acordo com o processo inflamatório e com as dores. A seu tempo iremos dar nota da sua evolução, mas não será nada de muito duradouro”. Sobre o estado de espírito do presidente do FC Porto, Nélson Puga frisou que está “bem-humorado, como sempre” e “ao corrente de tudo aquilo que se passa” no clube, incluindo as novidades do treino da tarde de sexta-feira da equipa de futebol."

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. A revista Sábado atirou uma notícia falsa como Judas, que é preciso desmascarar, a desmascarar os seus mentores pró-benfica. É esta tipo de imprensa a que estamos entregues!
    A revista Sábado, do grupo Cofina, lançou um rumor patético e FALSO que o nosso Presidente estaria em recuperação por um período não inferior a oito meses, segundo o clube.
    Leram bem, segundo o clube. Perguntamos ainda de onde tiraram o texto que citaram, porque para citar, o texto terá de exitir, ou terão de ter falado com uma "fonte oficial" (expressão muito em voga ultimamente) do clube. Já se fazem citações inexistentes? A necessidade de denegrir um presidente e a instituição que preside é assim tão grande? Agora só falta dizer onde é que alguém do Futebol Clube do Porto disse tamanha mentira. Não vão dizer porque ninguém disse tal disparate.
    Mais, no fim ainda dizem: "Fernando Gomes irá presidir ao clube por tempo indeterminado." Ora, isto é absolutamente FALSO. Também gostávamos de saber de onde é que isto saiu.
    Não se deixem cair em truques destes. Os nossos inimigos querem o nosso mal e usam de tudo para nos afectar pois sabem bem que o melhor ainda está para chegar...

    ResponderEliminar
  3. "Nunca gostei de falar de mim, mas nesta ocasião não posso deixar de agradecer as muitas mensagens que recebi de tantos e tantos portistas. O pior já passou e estou a retomar a vida normal. Quem já teve a infelicidade de fraturar costelas, sabe bem o desconforto que esta situação causa, mas estou determinado a trabalhar e a manter o FC Porto entre os grandes clubes da Europa, lugar que conquistou com muito esforço e grandes resultados", revista Dragões.

    ResponderEliminar