Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

“Roda” de boa disposição mostra como o ambiente do FC Porto continua… bom!


Contrariamente ao que tentaram inventar alguns jornais e estações televisivas, mais comentadores frustrados e freteiros, embora sem crédito diante de pessoas inteligentes, não passou a inventona dos cartilhados embuçados, dos que fazem o jeito aos clubes do regime de modo meio escondido, “tapados” como são. E a roda já tradicional criada pela equipa de Sérgio Conceição mostrou bem como continua bom o ambiente no seio de toda a equipa. Veja-se bem as imagens... e continuem a obrigar o plantel do FC Porto a jogar de raiva, com mais vontade ainda!


Ora, foi assim o final do jogo no Dragão, neste primeiro sábado de fevereiro, em dia de “fevreiradas” meteorológicas, a fazer jus ao calendário anual, mas com estado acalorado, fervilhando de entusiasmo portista, no estádio do FC Porto em plena noite de sábado – em que, quase 92 anos depois do primeiro jogo, o FC Porto defrontou o Sporting de Braga pela 150.ª vez na história e somou mais um grande triunfo. De modo especial por ser diante da equipa arsenalista que é associada popularmente ao Benfica, tal é a realidade que tem sido evidente pelo clube da cidade bracarense. Além de, naturalmente, com este desfecho, o FC Porto cortar cerce algumas veleidades que os adversários têm procurado, mais pelas ajudas arbitrárias.


Enfatizando a memória também associada, com este embate (como bem foi lembrado a propósito na missiva “Dragões Diário”, cujo teor agora aqui se atualiza após o desafio), vem a talhe algo mais, ainda.


Está assim ganha “mais uma batalha”, como referiu Sérgio Conceição na conferência de imprensa de apresentação ao jogo, após o encontro com que o FC Porto recebeu este sábado o Sporting de Braga, atual quarto classificado do campeonato: Na primeira volta, Jesús Corona foi decisivo ao marcar o golo que valeu a vitória em Braga (1-0), tal como há quase 92 anos foi Balbino, ao marcar dois dos três golos com que os portistas derrotaram os arsenalistas no primeiro jogo oficial entre ambos. É longa a história de duelos, cheia de protagonistas e de curiosidades, daí até hoje. Até a dar para recordar alguns ilustres nomes dos "nossos" de sempre.


Este foi assim o jogo número 150 entre os dois emblemas, 104 dos quais foram ganhos pelos Dragões, contra 20 dos guerreiros minhotos. No total marcaram-se 459 golos, sendo que 347 foram festejados pelos portuenses e 122 pelos bracarenses.


Foi há quase 92 anos que foi disputada a primeira partida oficial entre portistas e arsenalistas. Aconteceu a 16 de maio de 1926, no Campo do Covelo, onde o FC Porto venceu por 3-0, com um golo de Norman Hall e dois de Balbino, e garantiu o acesso à meia-final da quinta edição do Campeonato de Portugal, como era chamada a competição que tem sido conotada como precursora da Taça de Portugal, embora não fosse bem assim.

= Equipa do tempo de Soares dos Reis, Pinga, António Santos, Carlos Pereira e restantes da constelação azul e branca dessas eras...

Fernando Gomes é o maior goleador da história destes duelos: em 27 jogos e marcou outros tantos golos; bisou por cinco vezes e assinou dois hat-tricks.

= Fernando Gomes, o "BiBota" d'Ouro!

Em segundo lugar, ex-aequo, aparecem outros dois Dragões, com 12: Teixeira e Hernâni, o Furacão de Águeda.

= Hernâni  e António Teixeira

mais Monteiro da Costa!

O resultado mais desnivelado aconteceu há 89 anos, no Campo do Ameal, e contava para a primeira eliminatória da edição 1928/29 do Campeonato de Portugal. A vitória foi dos Dragões por 13-0 e a grande figura foi Valdemar, autor de oito golos. Norman Hall (2), Álvaro Pereira, Acácio Mesquita e Neto também entraram na lista de marcadores.

= Valdemar Mota - o primeiro Olímpico do FC Porto!

Seguiram-se-lhes muitos mais, de muitos que sempre farão parte da memória portista.

= Custódio Pinto e Nóbrega !

O 75.º jogo entre os dois emblemas no recinto portista, relativo à jornada 21 da Liga NOS, teve então lugar na noite deste sábado 3 de fevereiro, com a vitória portista por 3-1, perante moldura humana do mar azul que vem enchendo o Dragão esta época. Desta vez através de golos de Sérgio Oliveira, Diego Reys e Aboubakar, mais (mails... os e-mails cá da casa...) um punhado de boas defesas de José Sá e boa exibição de toda a equipa.



Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário